Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Equipamentos para UTIs são distribuídos aos municípios paraenses

Por Dol
Publicado em 26 de maio de 2020 às 09:09H

Compartilhe:
Com a montagem das novas UTIs, o hospital de Tucuruí conta com 14 leitos exclusivos para a covid-19 | Marcos Santos/Ag. Pará

Desde a última sexta-feira, o sistema público de saúde recebeu reforços para a criação de 130 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diferentes regiões do Estado. O incremento é resultado de articulação entre o governo estadual e o Ministério da Saúde voltada ao enfrentamento do novo Coronavírus, que significa o aumento para 520 a quantidade total de vagas para tratamento de casos graves da doença.

Ainda na noite de domingo (24), chegaram ao Aeroporto Internacional de Belém kits de respiradores, monitores e bombas de infusão. Para Santarém, na região oeste do Estado, foram enviados 18 entre hoje e ontem, sendo que dez ficaram no hospital de campanha e os demais foram para o Hospital Regional do Baixo Amazonas. Dessa forma, o município, que já tinha cinco vagas de tratamento intensivo, passa a contar com 51 leitos exclusivos para a Covid-19. “Vamos ampliar essa retaguarda e manter um maior número de leitos para dar suporte à população”, confirma Henderson Pinto, secretário Regional de Governo do Oeste.

No início da tarde desta segunda-feira (25), o governador do Estado, Helder Barbalho, visitou as instalações do Hospital Regional de Cametá, na região Tocantins. Helder acompanhou de perto a situação estrutural da unidade e também o atendimento que é disponibilizado aos pacientes acometidos pela Covid-19.

“A estratégia é trazer atendimento de qualidade. Estamos fortalecendo os hospitais regionais de Abaetetuba, Cametá e Tucuruí. Dessa forma, vamos atender os municípios polos e garantiremos atendimento adequado ao perfil dos pacientes daqui”, frisou Helder Barbalho, governador do Pará. Atualmente, o Regional de Cametá atende a população dos municípios: Cametá, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará, Baião e Mocajuba. O Hospital é uma das unidades de referência para pacientes da Covid-19, com 50 leitos exclusivos para o tratamento de vítimas do novo coronavírus, sendo oito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A taxa de ocupação dos leitos está em 66%.

TUCURUÍ

E chegaram, ainda ontem (25) de manhã, em Tucuruí, no sudeste do Estado, os equipamentos para a montagem de cinco novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19. Os respiradores, ventiladores e bombas de infusão estão sendo instalados no Hospital Regional da cidade.

Com o reforço dos cinco respiradores, o Hospital Regional de Tucuruí passa a contar com 14 Unidades de Tratamento Intensivo exclusivas para tratamento da Covid-19, além de outros 21 leitos clínicos, que atendem a população da cidade e de demais municípios da região.

Devido ao espaço ser inicialmente destinado aos leitos clínicos, estão sendo feitos ajustes para que haja todo o suporte à instalação dos respiradores, como a colocação de ar comprimido, além do oxigênio. A expectativa é que, até a próxima quarta-feira (27) os cinco leitos de UTI sejam definitivamente entregues e fiquem disponíveis para a população.

ALTAMIRA

Já o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, recebeu mais dois respiradores mecânicos para o tratamento de pacientes com Covid-19, ontem (25). Com o reforço desses aparelhos de ventilação, aumenta para 16 o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19 na Unidade, que também oferta 20 leitos clínicos para atender a população da região sudoeste.

O Hospital Regional de Altamira atende, atualmente, cinco pacientes por dia, vítimas ou suspeitas de contágio de Covid-19. Os equipamentos estão sendo distribuídos pelo Pará e fazem parte do pacote de 120 respiradores adquiridos pelo Governo do Estado por meio de articulação com o Ministério da Saúde e mais 10 unidades que foram recuperadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), devolvidos ao sistema de saúde estadual.

ABAETETUBA

Ainda no domingo (24), 11 respiradores foram enviados para o Hospital Regional Santa Rosa, em Abaetetuba. Atualmente, o Hospital tem 17 leitos de UTIs exclusivos para pacientes com Covid-19. Uma ala da unidade hospitalar foi separada para evitar contaminação e atender à população.

SEXTA

Na sexta (23), o Hospital Regional dos Caetés, em Capanema, recebeu 27 equipamentos, e aumentou para 37 o total do número de vagas de unidades de terapia intensiva. No mesmo dia, o hospital de campanha de Marabá, no sudeste paraense, recebeu mais 19 kits e agora conta com 30 leitos de UTI. Em Belém, o hospital de campanha do Hangar recebeu o quantitativo restante das 130 máquinas enviadas pelo Governo Federal: 44 kits que permitirão a criação do mesmo número de novas vagas para terapia intensiva.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend