Por Dol
Publicado em 26 de maio de 2020 às 09:09H
Desde a última sexta-feira, o sistema público de saúde recebeu reforços para a criação de 130 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diferentes regiões do Estado. O incremento é resultado de articulação entre o governo estadual e o Ministério da Saúde voltada ao enfrentamento do novo Coronavírus, que significa o aumento para 520 a quantidade total de vagas para tratamento de casos graves da doença.
Ainda na noite de domingo (24), chegaram ao Aeroporto Internacional de Belém kits de respiradores, monitores e bombas de infusão. Para Santarém, na região oeste do Estado, foram enviados 18 entre hoje e ontem, sendo que dez ficaram no hospital de campanha e os demais foram para o Hospital Regional do Baixo Amazonas. Dessa forma, o município, que já tinha cinco vagas de tratamento intensivo, passa a contar com 51 leitos exclusivos para a Covid-19. “Vamos ampliar essa retaguarda e manter um maior número de leitos para dar suporte à população”, confirma Henderson Pinto, secretário Regional de Governo do Oeste.
No início da tarde desta segunda-feira (25), o governador do Estado, Helder Barbalho, visitou as instalações do Hospital Regional de Cametá, na região Tocantins. Helder acompanhou de perto a situação estrutural da unidade e também o atendimento que é disponibilizado aos pacientes acometidos pela Covid-19.
“A estratégia é trazer atendimento de qualidade. Estamos fortalecendo os hospitais regionais de Abaetetuba, Cametá e Tucuruí. Dessa forma, vamos atender os municípios polos e garantiremos atendimento adequado ao perfil dos pacientes daqui”, frisou Helder Barbalho, governador do Pará. Atualmente, o Regional de Cametá atende a população dos municípios: Cametá, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Pará, Baião e Mocajuba. O Hospital é uma das unidades de referência para pacientes da Covid-19, com 50 leitos exclusivos para o tratamento de vítimas do novo coronavírus, sendo oito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A taxa de ocupação dos leitos está em 66%.
TUCURUÍ
E chegaram, ainda ontem (25) de manhã, em Tucuruí, no sudeste do Estado, os equipamentos para a montagem de cinco novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19. Os respiradores, ventiladores e bombas de infusão estão sendo instalados no Hospital Regional da cidade.
Com o reforço dos cinco respiradores, o Hospital Regional de Tucuruí passa a contar com 14 Unidades de Tratamento Intensivo exclusivas para tratamento da Covid-19, além de outros 21 leitos clínicos, que atendem a população da cidade e de demais municípios da região.
Devido ao espaço ser inicialmente destinado aos leitos clínicos, estão sendo feitos ajustes para que haja todo o suporte à instalação dos respiradores, como a colocação de ar comprimido, além do oxigênio. A expectativa é que, até a próxima quarta-feira (27) os cinco leitos de UTI sejam definitivamente entregues e fiquem disponíveis para a população.
ALTAMIRA
Já o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, recebeu mais dois respiradores mecânicos para o tratamento de pacientes com Covid-19, ontem (25). Com o reforço desses aparelhos de ventilação, aumenta para 16 o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento da Covid-19 na Unidade, que também oferta 20 leitos clínicos para atender a população da região sudoeste.
O Hospital Regional de Altamira atende, atualmente, cinco pacientes por dia, vítimas ou suspeitas de contágio de Covid-19. Os equipamentos estão sendo distribuídos pelo Pará e fazem parte do pacote de 120 respiradores adquiridos pelo Governo do Estado por meio de articulação com o Ministério da Saúde e mais 10 unidades que foram recuperadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), devolvidos ao sistema de saúde estadual.
ABAETETUBA
Ainda no domingo (24), 11 respiradores foram enviados para o Hospital Regional Santa Rosa, em Abaetetuba. Atualmente, o Hospital tem 17 leitos de UTIs exclusivos para pacientes com Covid-19. Uma ala da unidade hospitalar foi separada para evitar contaminação e atender à população.
SEXTA
Na sexta (23), o Hospital Regional dos Caetés, em Capanema, recebeu 27 equipamentos, e aumentou para 37 o total do número de vagas de unidades de terapia intensiva. No mesmo dia, o hospital de campanha de Marabá, no sudeste paraense, recebeu mais 19 kits e agora conta com 30 leitos de UTI. Em Belém, o hospital de campanha do Hangar recebeu o quantitativo restante das 130 máquinas enviadas pelo Governo Federal: 44 kits que permitirão a criação do mesmo número de novas vagas para terapia intensiva.
Send this to a friend