Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Pará pode adotar tecnologia israelense para combater avanço do novo coronavírus

Por ORM
Publicado em 18 de abril de 2020 às 12:51H

Compartilhe:

O Pará pode adotar, em breve, uma nova tecnologia para combater o avanço do novo coronavírus no Estado: conhecida como “Sistema Carbyne”, a plataforma israelense permite que atendentes do Centro Integrado de Operações (Ciop) e denunciantes estabeleçam contato em tempo real por vídeo, chat e localização GPS para combater aglomerações. A ideia é que, com a tecnologia, os cidadãos consigam mostrar, por suas câmeras, em tempo real, como está a aglomeração em determinado local, por meio do 190. Para isso, nenhum aplicativo precisa ser instalado nos celulares e não é preciso estar perto do espaço aglomerado: a localização tem precisão de até 10 metros.

“O cidadão que quer denunciar um bar que esteja funcionando, por exemplo, irá ligar para o 190. Quando o atendente iniciar o atendimento vai perguntar se a pessoa pode disponibilizar as imagens para verificar a denúncia, e até para dar suporte à equipe que irá atender a ocorrência. Não temos acesso a nenhum dado pessoal. Não baixa nenhum aplicativo. Apenas a câmera dela passa a ser uma câmera nossa, espelhada no Ciop, vendo o que ela está filmando. A partir do momento que a ligação é encerrada, nós não temos qualquer acesso a imagens ou dados do cidadão”, explica o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado.

Os testes com a ferramenta, que é uma plataforma em nuvem para sistemas de comando e controle inteligente, e utiliza apenas a rede 3G/4G para obter tanto a localização como as imagens de vídeo transmitidas pela câmera do celular do próprio denunciante, foram iniciados na última sexta-feira (17) em algumas ocorrências. A expectativa é que, caso seja aprovada após período de avaliação, a tecnologia seja adquirida pela Segup.

A ideia, segundo o secretário Ualame Machado, é que, com o tempo, a tecnologia possa ser utilizada em diversas ocorrências atendidas pelo Ciop. O foco atual, entretanto, é o combate à pandemia, a partir do atendimento de ocorrências relacionadas ao descumprimento do decreto que proíbe aglomerações.

Funcionamento

Durante a ocorrência, o atendente do Ciop solicita permissão para obter acesso à câmera do celular do cidadão. Em seguida, um link é enviado por mensagem para o celular e, ao clicar no link e abrir a câmera do aparelho, o denunciante já estará transmitindo ao vivo as imagens da ocorrência para a central do Ciop. Com isso, as ocorrências da segurança pública poderão ser verificadas com mais precisão e detalhes, além de coibir trotes, reduzindo, ainda, o tempo de despacho das viaturas e custos operacionais.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend