Por Dol
Publicado em 06 de abril de 2020 às 13:56H
Jarbas Vasconcelos, secretário da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), informou na manhã desta segunda-feira (6) que os presos do sistema penitenciário do Estado terão vídeo-visitas com familiares como medida de prevenção ao novo coronavírus. A informação foi divulgada durante a coletiva de imprensa que reuniu os órgãos de segurança pública.
Segundo Jarbas, os presos poderão fazer um pedido ao setor de assistência mediante e-mail. Essa modalidade entra em vigor a partir do dia 20 de abril. O presos, além de vídeo-visitas com os familiares, também terão vídeo-entrevistas com os advogados.
Medidas de Prevenção
Cerca de 1.126 internos foram identificados por faixa de vulnerabilidade. Eles foram separados em celas por faixa etária e nível de comorbidade, como prevenção e combate ao novo coronavírus.
Nos complexos penitenciários de Americano, em Santa Isabel, e em Marituba, existem 38 leitos disponíveis para atendimento médico aos presos. Sendo 10 leitos separados para casos confirmados da Covid-19. No complexo penitenciário de Americano, existem também, seis leitos para casos semi críticos.
Prisão domiciliar
No Pará, há 166 ordens de soltura, que foram expedidos para o cumprimento da resolução 62/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assinada pelo presidente do CNJ, Dias Toffoli, que faz uma série de recomendações aos tribunais e juízes de todo o país, como a prisão domiciliar para presos que cometeram crimes de natureza leve.
Send this to a friend