Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 26 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Pará vai receber mais 80 respiradores do Governo Federal para ampliar leitos de UTI

Por Agência Pará
Publicado em 30 de abril de 2020 às 04:27H

Compartilhe:

O Pará deve receber, na tarde desta quinta-feira (30), 80 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde para ampliar a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados a pacientes com sintomas da Covid-19. De acordo com o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, que esteve em Brasília (DF) em reunião com o ministro da Saúde, Nelson Teich, na tarde de ontem (29), o carregamento inclui também mais equipamentos de proteção individual (EPIs) destinados a quem está na linha de frente do combate à pandemia.


O secretário Alberto Beltrame pediu mais equipamentos e testes ao ministro da Saúde, Nelson TeichFoto: Bruno Cecim / Ag.Pará

O Estado já recebeu 62 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19. Alberto Beltrame aproveitou a reunião com Nelson Teich para pedir mais 60 mil testes, além de outros kits para o exame tipo RT-PCR, considerado “padrão ouro” para esse tipo de diagnóstico, feito no Laboratório Central do Estado (Lacen). “O Governo Federal nos informou que serão enviados, e espero que haja regularidade no fornecimento. Testar pessoas nos ajuda a dimensionar o tamanho da crise, da emergência na saúde e a quantidade de pacientes, o que nos leva a garantir os tratamentos adequados”, explicou o titular da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública).

Mais leitos – Independentemente do apoio da União, o governo do Estado continua aumentando o número de leitos de tratamento intensivo na Região Metropolitana de Belém, que concentra o maior número de casos e de mortes pela doença. Ainda nesta quarta-feira (29), o Hospital de Campanha montado no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, recebeu 11 novos leitos de terapia intensiva, totalizando, agora, 35. Outros oito monitores e respiradores vindos de São Paulo (SP) devem aumentar a oferta para 43 nos próximos dias. Na Fundação Santa Casa do Pará, também referenciado para tratamento de Covid-19, o número de UTIs passou de 10 para 18 nesta semana.

Uma das 11 unidades de referência para o atendimento a pacientes em estado grave de Covid-19, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito da capital, passa a funcionar também como pronto-socorro para pessoas com sintomas da doença, diagnosticadas ou não, a partir das 13 h desta quinta-feira (30). Dessa forma, é possível buscar atendimento diretamente no local, sem necessidade de passar antes por outra unidade de saúde.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend