Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 26 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Em três décadas, Amazônia perde área de vegetação equivalente ao tamanho do Chile, aponta estudo

Por G1
Publicado em 01 de outubro de 2021 às 00:15H

Compartilhe:

Mais de 74 bilhões de hectares de floresta desapareceram na Amazônia entre os anos de 1985 e 2020, é o que diz um levantamento inédito feito pela organização não governamental (ONG) Mapbiomas. A área devastada é equivalente ao território do Chile.

Os dados foram coletados por meio de imagens de satélite dos últimos 36 anos. A pesquisa foi coordenada por organizações da sociedade civil que atuam em seis países com territórios na floresta amazônica, universidades e empresas do ramo da tecnologia.

Segundo o MapBiomas Brasil, até os anos 2000 o país ainda mantinha políticas de preservação como monitoramento das florestas e criação de áreas protegidas, que contribuíram para redução do desmatamento. Porém, o cenário da floresta amazônica brasileira mudou a partir de 2013, o que resultou numa crescente intensa de desmatamento na região.

Segundo a ONG, além de apontar o tamanho do problema, os dados servem também para agregar informações que ajudem na elaboração de políticas públicas voltadas para recuperação de áreas atingidas e preservação de territórios que ainda não foram devastados.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend