Bom Dia
Marcelo Bulhões e Juliane Santos
07:00H
09:20H
Ao Vivo
Bom Dia
Tucuruí, 16 de July de 2025
Sistema Floresta

ICMBio adquire mais de 100 viaturas para 76 unidades de conservação

Por Floresta News
Publicado em 26 de junho de 2025 às 16:57H

Compartilhe:
FOTO REBIO TINGUÁ
FOTO REBIO TINGUÁ

Novas caminhonetes, adquiridas com recursos do Fundo de Compensação Ambiental, serão utilizadas em ações de fiscalização, combate a incêndios, monitoramento da biodiversidade, pesquisa científica, uso público e gestão participativa

Cento e três veículos foram adquiridos pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) com recursos do Fundo de Compensação Ambiental (FCA), totalizando um investimento de R$ 29 milhões na estruturação das Unidades de Conservação Federais. 

As novas viaturas contam com especificações técnicas de ponta e foram admitidas por sua robustez e desempenho em terrenos desafiadores, características essenciais para as atividades desenvolvidas nas unidades de conservação. 

A aquisição atende ao planejamento das unidades no âmbito do Plano Operativo Anual de 2024 e visa fortalecer a gestão e a operação dessas áreas protegidas. As viaturas serão utilizadas em ações de proteção e fiscalização, combate a incêndios, monitoramento da biodiversidade, pesquisa científica, uso público e gestão participativa. 

A Coordenação de Compensação Ambiental (Cocam) foi responsável pela elaboração do Termo de Referência da aquisição, com ênfase especial nos itens de segurança e desempenho dos veículos. O processo licitatório foi conduzido pela Caixa Econômica Federal, administradora e executora do FCA, por meio de pregão eletrônico, conforme as normas de licitação pública. A Ata de Registro de Preços firmada ainda permite a aquisição de mais 41 viaturas e possui validade de um ano. 

A iniciativa representa um importante avanço na infraestrutura das unidades de conservação, contribuindo diretamente para a preservação do patrimônio natural brasileiro”, avalia o coordenador-geral de Planejamento e Gestão de Recursos Externos do ICMBio, Luiz Felipe de Luca de Souza

A compensação ambiental, prevista na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), é um instrumento essencial da política ambiental brasileira. Baseada no Princípio do Poluidor-Pagador, ela obriga empreendedores a compensarem os impactos ambientais negativos de seus empreendimentos, destinando recursos às Unidades de Conservação (UCs). Essa medida fortalece a Política Nacional de Meio Ambiente ao internalizar os custos ambientais das atividades econômicas, promovendo a valorização do meio ambiente e contribuindo para a preservação da biodiversidade e o cumprimento de metas climáticas. 

Entre as ações financiadas por esse mecanismo, destaca-se a regularização fundiária das UCs, que assegura a proteção legal e territorial dessas áreas, e a elaboração de planos de manejo, fundamentais para o uso sustentável dos recursos naturais. Essas ações são especialmente importantes em regiões como a Amazônia, onde o controle do desmatamento e da grilagem de terras é um desafio constante. Além disso, os planos de manejo fortalecem a resiliência dos ecossistemas frente às mudanças climáticas, ordenando as atividades humanas de forma sustentável. 

A estruturação física e operacional das UCs é um dos pilares mais importantes da compensação ambiental. A aquisição de equipamentos, contratação de pessoal e implementação de sistemas de monitoramento são medidas cruciais para a prevenção e combate a incêndios florestais, além de ampliar a capacidade de fiscalização e gestão ambiental. Essa infraestrutura fortalece a presença do Estado nas áreas protegidas, viabiliza a criação de novas UCs e fomenta pesquisas científicas que embasam políticas públicas e estratégias de conservação baseadas em evidências. 

Unidades de Conservação beneficiadas

Unidade de Conservação Qtd 
APA Bacia do Rio Paraíba do Sul 
APA Chapada do Araripe 
APA Delta do Parnaíba 
APA Serra da Ibiapaba 
ESEC Castanhão 
ESEC de Maracá Jipióca 
ESEC Seridó 
ESEC Serra Geral do Tocantins 
ESEC Tamoios 
ESEC Tupinambás 
FLONA Açu 
FLONA de Goytacazes 
FLONA de Roraima 
FLONA do Tapajós 
FLONA Humaitá 
FLONA Itacaiunas 
FLONA Itaituba I 
FLONA Mata Grande 
FLONA Mulata 
FLONA Saracá-Taquera 
FLONA Tapirape-Aquiri 
MONA do Arquipélago das Ilhas Cagarras 
MONA do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz e Monte Columbia 
PARNA  Guaricana 
PARNA Lençóis Maranhenses 
PARNA Acari 
PARNA Amazônia 
PARNA Aparados da Serra 
PARNA Araguaia 
PARNA dos Campos Amazônicos 
PARNA Cavernas do Peruaçu 
PARNA da Serra da Canastra 
PARNA da Serra da Capivara 
PARNA da Serra das Confusões 
PARNA da Serra de Itabaiana 
PARNA da Serra do Gandarela 
PARNA da Serra do Itajaí 
PARNA das Sempre-Vivas 
PARNA de Ilha Grande 
PARNA de Itatiaia 
PARNA do Caparaó 
PARNA do Descobrimento 
PARNA do Jamanxim 
PARNA dos Campos Ferruginosos 
PARNA Jericoacoara 
PARNA Juruena 
PARNA Mapinguari 
PARNA Nascentes do Rio Parnaíba 
PARNA São Joaquim 
PARNA Serra do Pardo 
REBIO Comboios 
REBIO de Poço das Antas 
REBIO de Sooretama 
REBIO do Córrego do Veado 
REBIO do Córrego Grande 
REBIO do Guaporé 
REBIO do Gurupi 
REBIO do Jaru 
REBIO do Lago Piratuba 
REBIO do Tinguá 
REBIO Guaribas 
REBIO Manicoré 
REBIO União 
RESEX Acaú-Goiana 
RESEX Chico Mendes 
RESEX Ciriáco 
RESEX Marinha do Delta do Parnaíba 
RESEX Marinha Pirajubaé 
RESEX Tapajós-Arapiuns 
REVIS das Veredas do Oeste Baiano 
REVIS Santa Cruz 
Total 103 

com informações de Noticias GOV.BR

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Bom Dia
Marcelo Bulhões e Juliane Santos
07:00H
09:20H
Send this to a friend