Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 27 de May de 2024
Sistema Floresta

Ideflor-Bio fortalece o desenvolvimento sustentável na APA Lago de Tucuruí

Por Agência Pará
Publicado em 19 de outubro de 2023 às 09:52H

Compartilhe:

Medidas contemplam comunidades atendidas pelo Programa Territórios Sustentáveis, implantado pelo Governo do Pará

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) vem promovendo importantes ações em comunidades rurais da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí, no sudeste paraense. Em parceria com a Prefeitura de Goianésia do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, foram realizadas coletas de solos em dez propriedades assistidas pelo Programa Territórios Sustentáveis, do governo do Estado.

Também foi instalado um viveiro de mudas na Vila de Quatro Bocas do Porto Novo, área rural de Goianésia. O equipamento vai fomentar a produção de mudas de espécies florestais e frutíferas nativas da região. A estrutura foi montada pelo Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio, com o apoio da Gerência da Região Administrativa do Lago de Tucuruí (GRTUC).

As mudas produzidas no viveiro serão disponibilizadas prioritariamente para produtores rurais assistidos pelo Programa Territórios Sustentáveis, que possuem Sistemas Agroflorestais (SAFs) a partir de 1 hectare, possibilitando a integração da produção agrícola e a conservação ambiental.

Desenvolvimento sustentável – De acordo com a titular da GRTUC, Keylah Borges, “essa ação traz benefícios significativos ao apoiar os agricultores na produção de mudas nativas, além de possibilitar a recuperação de áreas degradadas, aumentando a biodiversidade e melhorando a qualidade de vida das comunidades envolvidas. Por tudo isso, a iniciativa se destaca como uma ferramenta efetiva para o desenvolvimento sustentável”.

A gerente reforçou, ainda, que a parceria entre o Programa Território Sustentáveis, a Prefeitura de Goianésia do Pará e o Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio evidencia o compromisso com a sustentabilidade e demonstra a importância de ações conjuntas para promover o desenvolvimento socioambiental da região. “Esse é mais um exemplo inspirador de como é possível conciliar produção agrícola e conservação da natureza, visando a um futuro mais sustentável para todos”, enfatizou.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend