Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 21 de March de 2025
Sistema Floresta

Operação combate extração ilegal de madeira em terra indígena

Por Floresta News
Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 07:23H

Compartilhe:

Polícia Federal e Ibama desmobilizam extração ilegal de madeira na Terra Indígena do Alto Rio Guamá, distante 317km de Belém, nesta terça-feira (24), no âmbito da Operação Amazônia Viva. O resultado foi uma prisão em flagrante por crime ambiental, além de apreensões e inutilização de maquinário usado na derrubada da floresta em área da União. O próximo passo será identificar os responsáveis pelo crime.

A pessoa presa dirigia um trator que continha madeira irregular, motosserra e três jacarés pequenos capturados. O veículo foi inutilizado pelo Ibama, conforme previsão legal, uma vez que era inviável retirá-lo da área. A motosserra foi apreendida; os animais, soltos na natureza; e o motorista levado para ser autuado por crime ambiental na Superintendência da Policia Federal em Belém, sendo liberado mediante pagamento de fiança.

Foram mobilizados 20 policiais e quatro servidores do Ibama para a missão. Trabalhadores na exploração irregular costumam fugir ao perceber a chegada da polícia e em alguns casos, tentam interromper o fluxo das estradas com pedras e sucatas, para atrasar a chegada da operação.

O lado oeste da Terra Indígena, próximo ao município Nova Esperança do Piriá, sofre com a exploração ilegal crônica. A situação já tem sido denunciada por associação de índios, que acusam serrarias da região. A Polícia Federal tem inquéritos para investigar a situação e já havia feito operações para combater o crime. A operação visa apoiar o trabalho do Ibama na proteção do meio ambiente indígena, instruir inquéritos em andamento e, se for o caso, abrir novos inquéritos para apurar sobre a extração ilegal de madeira.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Federal em Belém

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend