Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de June de 2024
Sistema Floresta

Pará é destaque em e-book da Embratur sobre atividade de observação de aves

Por Floresta News
Publicado em 10 de junho de 2024 às 14:53H

Compartilhe:

Publicação coloca o Pará no mapa dos principais destinos mundiais para os entusiastas da prática de observação de aves, e valoriza território paraense

O Pará, com sua rica biodiversidade e inúmeros atrativos naturais, ganha destaque em um novo e-book internacional de observação de aves promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O lançamento coloca o Pará no mapa dos principais destinos mundiais para os entusiastas da observação de aves, destacando a importância do território paraense para a conservação da avifauna global.

De acordo com o ranking do WikiAves, o Pará é o segundo estado brasileiro com a maior quantidade de espécies de aves catalogadas, totalizando 961 espécies em seu território.

Há cerca de 11.032 espécies de aves no mundo, e, 32% delas estão na América do Sul, fazendo da região um verdadeiro paraíso para os observadores de aves. O Brasil, em particular, ocupa o primeiro lugar em biodiversidade e possui sete Patrimônios Naturais da Humanidade reconhecidos pela Unesco, com a Amazônia sendo a maior extensão de floresta tropical do planeta. Esse bioma abriga um número impressionante de espécies, incluindo mais de mil espécies de aves registradas.

“Esse é certamente um grande momento para o birding nacional. Precisamos aproveitar para capacitar e qualificar os profissionais e alavancar o surgimento de novos atrativos e destinos. Estamos ainda no início desta jornada, porém é importante entender que o Brasil tem todas as características para se tornar uma das grandes potências do turismo de observação de aves do mundo. O momento é oportuno e temos muito campo fértil para iniciativas que incentivem o empreendedorismo especializado neste nicho”, explica o técnico em Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Allyson Neri.

A abundância sazonal de aves migratórias e o clima ameno durante todo o ano fazem do Brasil um destino ideal para a prática da observação de aves, atraindo famílias e entusiastas de todo o mundo. O país possui muitos destinos especializados em receber observadores de aves, com guias de turismo bilíngues e especializados em cada região, além de operadoras de turismo dedicadas a roteiros de observação de aves.

(Com as informações da Agência Brasil)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend