Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 23 de July de 2024
Sistema Floresta

Semas apoia resgate de filhote de onça parda e entrega a zoológico na Grande Belém

Por Floresta News
Publicado em 09 de julho de 2024 às 11:15H

Compartilhe:

Parceria da secretaria com diversos órgãos foi fundamental para o sucesso da transferência do animal de Monte Alegre para Benevides

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) apoiou o resgate, no domingo (7), de um filhote de onça parda fêmea e fez a entrega ao Centro Amazônico de Herpetologia, zoológico, localizado no município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém. O animal foi encontrado abandonado e com dificuldade de locomoção no município de Monte Alegre, na região oeste do estado. A prefeitura acionou a Semas para que o felino fosse resgatado e destinado a um local em que pudesse passar por cuidados. 

O resgate do animal ocorreu graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Monte Alegre, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e a Semas, por meio da Gerência de Fauna, Flora, Aquicultura e Pesca (Gefap/DLA), da Gerência de Fiscalização de Fauna e Recursos Pesqueiros (Gefau/Difisc), da Diretoria de Gestão Florestal e Agrossilvipastoril (Dgflor) e do Núcleo Regional de Santarém.

Foto: Divulgação

A força-tarefa teve início na quinta-feira em Monte Alegre e foi concluída domingo, com recebimento do animal no hangar do Graesp, em Belém, e destinação ao Centro de Herpetologia em Benevides. No sábado, a Secretaria de Monte Alegre realizou o traslado do filhote de onça parda por embarcação até Santarém, onde o animal pernoitou sob cuidados do Núcleo Regional da Semas. De acordo com a Gerente da Gefap, Talita Praxedes, o “animal apresentava quadro de desidratação e desnutrição e precisava urgentemente de cuidados”.

O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, que acompanhou no domingo a chegada do animal a Belém e o translado até Benevides, realça a importância da mobilização e da parceria entre as instituições como determinantes para o êxito da ação.

“O sucesso da ação de resgate, recebimento e destinação do animal é resultado de uma verdadeira força-tarefa entre a Semas, a prefeitura de Monte Alegre, o Grupamento Aéreo de Segurança e o Centro de Herpetologia. Conseguimos destinar o animal que agora está em um lugar em que vai ser muito bem tratado e onde não há riscos à sua integridade e desenvolvimento. Destaco a parceria da Semas com essas entidades, que se mostrou, mais uma vez, valiosa e determinante para o sucesso da missão. Este é um exemplo de que quando coordenamos esforços, conseguimos atingir objetivos com mais facilidade e portanto fortalecer esses laços de união é fundamental, inclusive para ocasiões futuras”, destacou o secretário.

Foto: Divulgação

Cleucivan Viana, tecnólogo da Secretaria de Meio Ambiente de Monte Alegre, agradeceu a parceria com a Semas que resultou no resgate do filhote. “A Semma de Monte Alegre é imensamente grata à Semas pela parceria, por toda a atenção e apoio nas ações voltadas ao resgate e transporte para salvar este filhote. Nos mantemos à disposição para as ações de fortalecimento da gestão ambiental”, afirmou. 

Foto: Divulgação

O diretor do Grupamento Aéreo, coronel Armando Gonçalves, disse que o Graesp realiza diversas missões em apoio às secretarias do Governo e ressaltou que as ações voltadas para o meio ambiente ganham ainda mais prioridade considerando a COP 30, no ano que vem. 

Foto: Divulgação

“O grupamento realiza a missão de apoio logístico aéreo para várias secretarias dentro da cartela de missões e isso contribui também na seara do meio ambiente. É importante ressaltar a contribuição do grupamento nesse quesito, em total zelo pela fauna e flora, visto que temos a COP 30 em breve na capital paraense”, disse.

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend