Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Contra poluição, Alemanha pode tornar gratuito transporte público

Por Exame
Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 11:06H

Compartilhe:

A investida seria voltada para cidades altamente poluídas, na tentativa de reduzir as emissões e, assim, melhorar a qualidade do ar.

O governo alemão estuda tornar gratuito o transporte público como forma de combater a poluição atmosférica, um problema que assola o país desde 1980, quando a indústria automobilística alemã apostou no diesel como combustível.

A investida seria voltada para cidades altamente poluídas, na tentativa de reduzir as emissões e, assim, melhorar a qualidade do ar, informou a agência Reuters, que teve acesso a uma carta enviada ao Comissário da União Européia para o Meio Ambiente, Karmenu Vella, e assinada pela ministra alemã do meio ambiente, Barbara Hendricks, pelo ministro da Agricultura, Christian Schmidt e Peter Altmaier, chefe de gabinete da chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

Como vira e mexe os níveis de poluição do ar têm excedido o teto permitido na legislação da União Européia, nos últimos tempos, a Comissão Européia tem cobrado o país a tomar medidas para mitigar essa situação.

Além do transporte público gratuito para reduzir o uso do carro, as autoridades alemães também avaliam a possibilidade de implementar zonas de baixa emissão, incentivos a carros elétricos e adaptação para modelos existentes, “desde que seja viável economicamente”.

De saída, as investidas começariam em cinco cidades – Bonn, Essen, Herrenberg, Reutlingen e Mannheim – e as mais bem sucedidas seriam então replicadas nas demais cidades.

Várias cidades alemães sofrem com a poluição do ar. Em dias em que os níveis de poluentes superam limites considerados seguros, as autoridades costumam reduzir os preços dos transportes públicos a fim de estimular a população a deixar o carro em casa. A maior parte dos serviços de transporte público na Alemanha fica a cargo dos municípios.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend