Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Economia da China encolhe pela primeira desde 1976

Por G1
Publicado em 17 de abril de 2020 às 01:14H

Compartilhe:

A economia da China contraiu-se pela primeira vez no primeiro trimestre desde 1976. O Produto Interno Bruto (PIB) do gigante asiático caiu 6,8% no período, confirmando os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus que parou o país no início de 2020.

No último trimestre de 2019, o crescimento foi de 6% em relação ao ano anterior.

O desempenho do PIB da China desperta interesse devido ao peso do país na economia global. Em termos anuais, a China não sofre contração no PIB desde 1976, ou seja, há 44 anos.

Com o vírus se espalhando pelo mundo, a China “enfrenta novas dificuldades e desafios para reiniciar a atividade e a produção”, disse um porta-voz do Escritório Nacional de Estatística, Mao Shengyong.

Em um esforço para conter a propagação do vírus, que causou oficialmente mais de 3.300 mortes no país, a China adotou medidas de contenção sem precedentes no final de janeiro que paralisaram suas atividades.

As vendas no varejo caíram novamente em março, para 15,8% no comparativo anual. A produção industrial, no entanto, caiu apenas 1,1%. Nos dois meses anteriores – a única estatística disponível -, as vendas no varejo caíram 20,5% e a produção industrial, 13,5%.

Apesar da melhoria das condições sanitárias nas últimas semanas, centenas de milhões de chineses continuam limitando seus movimentos por medo de contrair o novo coronavírus.

Entre abril e junho, a China deve retornar ao crescimento após registrar sua “desaceleração mais grave desde a revolução cultural” no primeiro trimestre, que terminou em 1976, considera o analista Julian Evans-Pritchard, do gabinete da Capital Economics, informa a agência internacional de notícias France Presse (AFP).

Isso não significa que seus problemas terminarão. As dificuldades ainda vão aumentar, observa Evans-Pritchard: aumento do desemprego, demanda doméstica fraca e condições econômicas difíceis no exterior, o que levará a uma queda nas exportações, acrescenta a AFP.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend