Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

EUA pressionam Reino Unido para que não utilize tecnologia da Huawei

Por Noticias ao minuto
Publicado em 15 de janeiro de 2020 às 10:41H

Compartilhe:

Funcionários dos Estados Unidos apresentaram ao Governo britânico informação para demonstrar o suposto risco resultante da adoção da tecnologia da chinesa Huawei para desenvolver a rede 5G no Reino Unido, informou nesta quarta-feira (15), o Financial Times.

O jornal adianta que uma delegação norte-americana, incluindo representantes do departamento de segurança, apresentou um dossiê técnico aos seus britânicos em uma reunião realizada na segunda-feira em Londres, em uma última tentativa de persuadir o encerramento de um acordo com a Huawei.

O Financial Times destacou que é esperado que ainda este mês o primeiro-ministro britânico, o conservador Boris Johnson, autorize o uso de equipamento da Huawei em partes “não chave” da rede de telecomunicações do país.

A delegação, que incluiu Matt Pottinger, Christopher e Robert Blair, entre outros, argumentou que permitir a entrada da Huawei representaria uma ameaça à segurança nacional e seria “uma loucura”, revelou o Financial Times, citado pela Efe.

O chefe dos serviços de inteligência britânicos MI5, Andrew Parker, afirmou na segunda-feira que “não há motivos para pensar” que a cooperação de segurança entre o Reino Unido e os Estados Unidos possa ser afetada se o operador chinês acessar partes periféricas da rede de telecomunicações britânica, informou o diário.

Os Estados Unidos receiam a influência do governo da China nas empresas do país, como é o caso da Huawei, considerando que há um risco de espionagem, advertindo que tal poderá comprometer a colaboração com o Reino Unido.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend