Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Geórgia elege primeira presidente mulher na história

Por Noticias ao minuto
Publicado em 30 de novembro de 2018 às 10:02H

Compartilhe:

Salome Zurabishvili obteve 60% dos votos nas eleições de ontem.

© REUTERS/David Mdzinarishvili

Comissão Central Eleitoral da Geórgia declarou nesta quinta-feira (29) que a candidata independente Salome Zurabishvili venceu as eleições presidenciais no país, com 60% dos votos. Ela será a primeira mulher a assumir o cargo, após ter derrotado o oposicionista Grigol Vashadze, que obteve 40%.

“Nossa opção é por uma Geórgia pacífica, um país unido com cidadãos iguais” disse a presidente eleita, que nasceu na França, tem 66 anos e é ex-ministra das Relações Exteriores da ex-república soviética. Apesar de ter concorrido com uma candidatura independente, ela teve o apoio do partido governista “Sonho Georgiano”. Já o oponente, Grigol Vashadze, foi apoiado por uma coalizão de oposição liderada ex-presidente Mikheil Saakashvili e seu partido, o Movimento de União Nacional.

Vashadze não reconheceu o resultado das urnas, que classificou como uma “farsa criminosa” e declarou que vai pedir recontagem dos votos. Ele também convocou apoiadores a realizarem protestos por todo o país.

A Geórgia está em processo de transição do regime presidencialista para o parlamentarista, no qual o chefe de governo é o primeiro-ministro. As eleições de quarta-feira (28) foram as últimas em que os cidadãos votaram diretamente para presidente. Em 2020, serão realizadas as próximas eleições parlamentares no país. (ANSA)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend