Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 26 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Ilhas Canárias: lava de vulcão já cobre mais de 166 hectares

Por SBT News
Publicado em 24 de setembro de 2021 às 01:33H

Compartilhe:

A lava procedente do vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas ilhas Canárias, já avançou por mais de 166 hectares da região, destruindo cerca de 350 edifícios. Segundo especialistas, a erupção vulcânica, que teve início no último domingo (19.set), pode durar mais 79 dias.

Nesta 5ª feira (23.set), o Departamento de Segurança Interna (DHS) espanhol confirmou que, embora o vulcão tenha entrado em uma zona de estabilidade e a velocidade da lava tenha diminuído, a atividade eruptiva continua ativa. No momento, a lava vem avançando cerca de quatro metros por hora e pode chegar a barreiras de oito a 15 metros.

As autoridades da região já tinham divulgado um alerta sobre a atividade vulcânica após registrarem um grande número de abalos sísmicos semanas antes. Desta forma, foi possível realizar operações de evacuação nas áreas expostas à erupção. Até o momento, não há registro de feridos.

O rei da Espanha, Felipe VI, visita hoje a ilha de La Palma para demonstrar seu apoio e solidariedade com as pessoas afetadas. Ele será acompanhado pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que regressa à ilha depois de voar diretamente da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend