Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Joe Biden diz que retirar as tropas do Afeganistão foi a decisão correta

Por R7
Publicado em 17 de agosto de 2021 às 01:00H

Compartilhe:

O presidente dos EUA, Joe Biden, fez um pronunciamento nesta segunda-feira (16) sobre a situação no Afeganistão, país que teve a capital e as principais cidades tomadas pelo Talibã em uma forte ofensiva nos últimos 10 dias. 

O presidente defendeu a decisão de retirar as tropas norte-americanas do território afegão e fez críticas às autoridades e ao exército afegão que não lutaram para combater a ação do grupo extremista. “Não podemos lutar em uma guerra que os próprios afegãos não querem lutar.”

“As cenas que vimos no Afeganistão foram terríveis, ainda mais para diplomatas e trabalhadores humanitários que ajudaram o povo afegão por tanto tempo”, disse o democrata

Biden dividiu a responsabilidade com os quatro governos anteriores que mantiveram tropas no Afeganistão e disse que não iria manter o conflito para o próximo presidente. “Não vou cometer os erros do passado e ficar em um conflito que não tem um interesse nacional dos EUA e tentar reconstruir um país mandando tropas e mais tropas.”

Nos últimos 20 anos, o EUA gastaram um trilhão de dólares para treinar 300 mil homens do exército do Afeganistão e estruturar o país com o objetivo de instaurar uma democracia.

O presidente dos EUA garantiu que manterá o apoio necessário para a população afegã. “Manteremos a nossa ajuda humanitária no país e falaremos em nome das mulheres e crianças afegãs assim como fazemos em outros países do mundo”

Tomada de Cabul

No último domingo (15), a capital Cabul foi tomada e a situação fez o presidente do país Ashraf Ghani fugir.

Nesta segunda-feira, centenas de pessoas foram até o aeroporto da cidade para tentar escapar do Talibã. Aeronaves dos EUA foram mobilizadas para retirar civis e militares norte-americanos.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu diante do Conselho de Segurança que a comunidade internacional se una para preservar o respeito aos direitos humanos no Afeganistão e evitar que o país volte a se tornar um refúgio para o terrorismo.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend