Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Jogos Olímpicos não serão afetados por estado de emergência em Tóquio

Por SBT News
Publicado em 22 de abril de 2021 às 15:16H

Compartilhe:
Japão registra 540 mil casos e pouco menos de 10 mil óbitos pela covid-19 | Fotos Públicas

A menos de três meses do início dos Jogos Olímpicos, Tóquio analisa a possibilidade da implantação do estado de emergência na prefeitura. A medida tem como objetivo conter a disseminação da covid-19 e também pode ser implementada em outras cidades japonesas.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, está preparando a solicitação para declarar estado de emergência entre os dias 29 de abril e 9 de maio, abrangendo o período de férias anuais da Golden Week do Japão – união de quatro feriados nacionais entre o final de abril e o início de maio.

Contudo, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, afirmou que a medida de restrição não vai ter impacto nos Jogos Olímpicos. “Não acredito que vá afetar as Olimpíadas. Como Governo, nós pretendemos dar tudo de nós para garantir a segurança e a saúde nos Jogos”, disse. 

Segundo o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, a organização apoia o estado de emergência em Tóquio e mostra confiança no Governo Japonês. 

“O governo japonês quer evitar uma disparada de casos, e o COI apoia isso. Mas os preparativos estão em andamento e estamos operando em velocidade máxima para entregar os melhores Jogos Olímpicos”, disse Bach.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por um ano em 2020 devido a pandemia de covid-19. Este ano, não há planos de cancelá-los ou adiá-los novamente.

“Este (estado de emergência) está absolutamente de acordo com a política geral do Governo, mas não está relacionado aos Jogos Olímpicos”, declarou Bach.

Primeiro caso nas Olimpíadas

O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio confirmou nesta quinta-feira (22.abr) o primeiro caso de covid-19 ligado ao revezamento da tocha olímpica. Segundo a organização, um policial de cerca de 30 anos testou positivo no último domingo (18.abr), um dia após ter trabalhado no controle de tráfego na passagem da tocha olímpica pela cidade de Naoshima, na prefeitura de Kagawa.

Os organizadores dos Jogos afirmaram que o policial estava usando máscara, manteve o distanciamento social e não teve contato com os condutores da tocha. 

Covid-19 no Japão

Até o momento, o Japão já registrou 540 mil casos e pouco menos de 10 mil óbitos pela covid-19. O governo japonês se preocupa com os novos casos resultantes de cepas altamente infecciosas do novo coronavírus, em meio a uma lenta campanha de vacinação.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend