Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 10 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Nobel de medicina afirma que Covid-19 foi criado em laboratório

Por Dol
Publicado em 24 de abril de 2020 às 04:16H

Compartilhe:

O vencedor do Nobel de Medicina de 2008, Luc Montagnier, responsável pelo mapeamento genético do vírus HIV, afirmou que o novo coronavírus foi criado em laboratório. A afirmação do especialista foi dada durante entrevista a um canal francês e gerou debate entre a comunidade científica.

Segundo ele a suposta origem em um torno de um mercado de peixes é um boato. “A história de que ele surgiu em um mercado de peixes é lenda”, disse Luc.

De acordo com o médico, o laboratório de Wuhan se especializou neste tipo de coronavírus em 2000, e, mesmo sendo um local de extrema segurança, teria deixado escapar a nova cepa do vírus. Para Luc, o provável motivo da experiência pode ter sido a criação de uma vacina contra a Aids. Uma das características do novo vírus é um RNA de HIV, o que para o cientista, foi feito em laboratório.

Segundo o professor, ele e seu amigo, o matemático Jean-Claude Perrez, eles já analisaram a sequência do vírus e disse ainda que pesquisadores indianos já haviam tentado publicar um estudo completo mostrando que o novo coronavírus possui sequências do HIV, o vírus causador da aids.

Ao ser questionado sobre se a mutação do vírus não poderia ser natural, Montaigner foi direto. “Não. Esse tipo de mutação precisa de ferramentas, não acontece na natureza”. 

O médico afirma, no entanto, que os chineses não criaram o vírus com o intuito de produzir uma arma biológica. “Acredito que estavam em busca de uma vacina contra o HIV e usaram um coronavírus como vetor”, explicou.

Virologista do Instituto Pasteur, de Paris, Simon Wain Hobson se pronunciou e disse que Montaigner fez “uma análise errada”

“É muito simples. O genoma do novo coronavirus é particularmente rico em duas bases em seu genoma, e o HIV é rico em uma delas. Olhando a sequência genética, pode-se chegar à conclusão de que há similaridades”, disse Hobson. “As conclusões de Montaigner estão erradas”, finalizou. 

“Trabalhamos com informações disponíveis e publicadas, então só posso comentar em cima destas informações previamente catalogadas. Tudo leva a pensar que [a covid-19] seja uma infecção natural. Ou seja, vem do mundo animal, e o ponto de partida seria um outro mamífero”, afirmou o virologista.

Muitos líderes europeus,, corroborando com Luc, vêm questionando a China sobre a origem do vírus. O presidente da França, Emannuel Macron, declarou que “algo que não sabemos aconteceu” e exigiu da embaixada chinesa explicações sobre o caso. Assista a entrevista completa:

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend