Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 24 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

OMS diz que risco de contaminação global por coronavírus é “elevado”

Por Dol
Publicado em 28 de janeiro de 2020 às 09:45H

Compartilhe:

A Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão responsável por cuidar de questões de saúde global, voltou atrás e classificou como “elevado” o risco internacional causado pelo coronavírus. O anúncio foi feito esta segunda-feira (27), horas após a organização ter divulgado um comunicado informando que o risco era “moderado”.

A organização explica a mudança na classificação do risco internacional como um “erro de formulação” nos relatórios emitidos entre os dias 23 e 25 de janeiro.

Na última semana, a OMS negou que a situação atual do vírus possa ser classificada como “emergência de saúde global” – status atribuído a epidemias anteriores, como a de gripe suína, ebola ou zika. Na quinta-feira (23), o diretor da entidade, Tedros Adhanom Guebreyesus, afirmou que o coronavírus “ainda” não constitui uma emergência internacional, “mas pode vir a ser”.

Nesta segunda-feira, o número de casos confirmados na China, país de origem do vírus, é de 2.744, com 81 mortes. Destas, 76 ocorreram na província de Hubei – nela, está localizada a cidade de Wuhan, epicentro do coronavírus. Foram confirmados casos do vírus em países da Europa, nos Estados Unidos e em alguns países da África.

Ainda não há um medicamento que combata o vírus e a comunidade científica se apressa para tal. Cientistas afirmam a mais provável origem do vírus está no mercado de animais vivos de Hubei. Até o momento mais de 30 milhões de chineses estão em quarentena devido a doença. Cidades inteiras no país asiático estão fechadas. O coronavírus causa, entre outros sintomas, pneumonia e febre.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend