Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

ONU pede que países se unam para ‘suprimir’ talibã

Por Pleno News
Publicado em 17 de agosto de 2021 às 00:53H

Compartilhe:

Nesta segunda-feira, 16, o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu que todos os países trabalhem juntos para “suprimir a ameaça terrorista mundial no Afeganistão”. A declaração foi dada em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a crise afegã.

“A comunidade internacional deve se unir para garantir que o Afeganistão nunca mais seja usado como plataforma ou refúgio de organizações terroristas”, disse Guterres.

A reunião foi convocada às pressas no domingo (15), após a invasão do talibã em Cabul, capital do Afeganistão, e foi realizada na sede da organização, em Nova York, nesta segunda. A invasão no país oriental culminou na fuga do presidente afegão, Ashraf Ghani.

“Faço um apelo ao Conselho de Segurança e à comunidade internacional em seu conjunto para que se mantenham unidos, trabalhem juntos e atuem juntos”, reforçou o secretário da ONU.

O talibã tomou as ruas do Afeganistão após a retirada das tropas americanas do território. Desde então, aviões militares dos Estados Unidos e de outros países têm trabalhado na retirada de cidadãos do local.
“Os próximos dias serão cruciais. O mundo está de olho. Não podemos nem devemos abandonar o povo do Afeganistão”, acrescentou Guterres.

Ele pediu ainda que os países falem em “uma só voz para defender os direitos humanos no Afeganistão”, porque é “essencial que os direitos das mulheres e meninas afegãs, que tanto custaram, sejam protegidos”.

Ao talibã, o secretário pediu “que respeitem e protejam o direito internacional humanitário e os direitos e liberdades de todas as pessoas” em seu país.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend