Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Um dos mais vendidos no Brasil: EUA devem banir agrotóxico que afeta o cérebro

Por O Globo
Publicado em 09 de julho de 2019 às 10:08H

Compartilhe:

Enquanto o Brasil vive um recorde na liberação de agrotóxicos neste ano, os Estados Unidos vão na contramão dessa tendência e devem banir neste mês um velho conhecido por aqui: o clorpirifós, inseticida usado na produção agrícola brasileira desde a década de 1980.

Pesquisas relacionam o produto à malformação no cérebro de bebês, podendo causar inclusive redução de QI. Uma corte federal americana decidiu, em agosto passado, que a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA deveria banir o uso do clorpirifós até meados de julho deste ano.

O produto, cujo uso caseiro já estava banido nos EUA desde 2000, teve sua comercialização vetada pela administração Obama em 2015, mas a EPA conseguiu reverter a decisão federal na Justiça, em 2017. No ano passado, no entanto, uma corte de apelação decidiu reinstituir o banimento. (…)

Segundo dados do Ibama, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o uso desse agrotóxico no Brasil atingiu o pico em 2014, quando mais de 16 mil toneladas foram comercializadas. Desde então, o número de vendas começou a cair até atingir pouco menos de 6.500 toneladas em 2017, último dado disponível. Mesmo com a queda, a quantidade ainda é bem maior que a registrada em 2009 (pouco menos de 3.000 toneladas), quando a série histórica de dados sobre o tema começou a ser feita pelo Ibama.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend