Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Morre aos 72 anos o cantor e compositor Moraes Moreira

Por Dol
Publicado em 13 de abril de 2020 às 13:00H

Compartilhe:

O cantor e compositor baiano Moraes Moreira morreu, foi encontrado morto, manhã desta segunda-feira (13), na casa em que morava, no Rio de Janeiro. Segundo amigos, como o também artista Paulinho Boca de Cantor, Moraes morreu enquanto dormia. 

A causa do falecimento não foi informada. Também não há informações sobre o velório e sepultamento.

Antônio Carlos Moreira Pires, conhecido por Moraes Moreira, nasceu na cidade de Ituaçu, na Bahia. E começou a carreira tocando sanfona em festas de São João. Em 1969 integrou o grupo Novos Baianos, com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, saindo em 1975.

Em parceria com Luiz Galvão, compôs a maioria das canções do grupo, que é responsável por um dos discos mais icônicos da música brasileira, Acabou Chorare, de 1972. O disco foi eleito o melhor da música nacional pela edição brasileira da Rolling Stone em 2007.

“Obra-prima dos Novos Baianos, Acabou Chorare nasceu do choque entre o grupo e João Gilberto (engana-se quem imagina que a influência musical foi unilateral. Vale ouvir João Gilberto, o 47º colocado desta mesma lista, e perceber imediatamente que se trata do outro lado de uma mesma moeda.)

Depois de um primeiro disco semitropicalista, um tanto psicodélico e essencialmente roqueiro gravado em São Paulo (É Ferro na Boneca, de 1970), a trupe se mudou de mala e cuia para o Rio de Janeiro e por lá se instalou”, diz trecho da matéria.

COMPOSIÇÕES

Dentre as mais conhecidas composições criadas e cantadas por Moraes Moreira estão sucessos como “Sintonia” e “Pombo Correio”. 

Relembre!

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend