Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 26 de April de 2024
Sistema Floresta

Novo Repartimento registra vítima por sarampo

Por Floresta News
Publicado em 02 de março de 2020 às 17:17H

Compartilhe:

Novo Repartimento registrou no mês de fevereiro o primeiro caso de sarampo. Uma criança indígena, de apenas cinco meses, deu entrada em uma unidade de saúde do município com um quadro grave de pneumonia e exames confirmaram a infecção por sarampo. A vítima não resistiu e faleceu em fevereiro, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Leandro Almeida, comentou o ocorrido: “realmente, tivemos um caso confirmado de Sarampo. Esse paciente passou pela nossa unidade, no início de fevereiro e foi encaminhado ao Hospital Regional e no dia 14 foi confirmado que a criança estava com sarampo e veio a óbito”.
A morte por sarampo deixou a população em alerta. Até o dia 02 de março outros 14 casos foram notificados pelo município. “O município de Novo Repartimento já se encontra em estado de alerta. Estamos programando e realizando ações, além de treinamento com as nossas equipes. Estamos fazendo as investigações e os bloqueios (com vacinação) necessários para diminuir esses possíveis novos casos”, afirmou.
O sarampo, doença que era considerada erradicada no país vem fazendo vítimas desde o ano passado. Em 2019 foram registrados 18.203 casos da doença, com 15 mortes. Em 2020 o número de infectados pelo vírus não para de aumentar, até o dia 10 de fevereiro o Ministério da Saúde confirmou 202 novos casos. Uma criança de 8 meses, do estado do Rio de Janeiro, foi a primeira morte por complicações da doença confirmada este ano.
Doença infecciosa considerada grave, o sarampo pode ser contraído por gotículas de saliva contaminada e o vírus pode sobreviver no ambiente por até duas horas. Entre os sintomas estão: febre alta (acima de 38,5 °C), infecção de garganta, vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend