Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 23 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Novo Repartimento registra vítima por sarampo

Por Floresta News
Publicado em 02 de março de 2020 às 17:17H

Compartilhe:

Novo Repartimento registrou no mês de fevereiro o primeiro caso de sarampo. Uma criança indígena, de apenas cinco meses, deu entrada em uma unidade de saúde do município com um quadro grave de pneumonia e exames confirmaram a infecção por sarampo. A vítima não resistiu e faleceu em fevereiro, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde.
O coordenador da Vigilância em Saúde, Leandro Almeida, comentou o ocorrido: “realmente, tivemos um caso confirmado de Sarampo. Esse paciente passou pela nossa unidade, no início de fevereiro e foi encaminhado ao Hospital Regional e no dia 14 foi confirmado que a criança estava com sarampo e veio a óbito”.
A morte por sarampo deixou a população em alerta. Até o dia 02 de março outros 14 casos foram notificados pelo município. “O município de Novo Repartimento já se encontra em estado de alerta. Estamos programando e realizando ações, além de treinamento com as nossas equipes. Estamos fazendo as investigações e os bloqueios (com vacinação) necessários para diminuir esses possíveis novos casos”, afirmou.
O sarampo, doença que era considerada erradicada no país vem fazendo vítimas desde o ano passado. Em 2019 foram registrados 18.203 casos da doença, com 15 mortes. Em 2020 o número de infectados pelo vírus não para de aumentar, até o dia 10 de fevereiro o Ministério da Saúde confirmou 202 novos casos. Uma criança de 8 meses, do estado do Rio de Janeiro, foi a primeira morte por complicações da doença confirmada este ano.
Doença infecciosa considerada grave, o sarampo pode ser contraído por gotículas de saliva contaminada e o vírus pode sobreviver no ambiente por até duas horas. Entre os sintomas estão: febre alta (acima de 38,5 °C), infecção de garganta, vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend