Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 03 de March de 2024
Sistema Floresta

Operação desarticula garimpo em terras indígenas do Pará

Por Floresta News
Publicado em 07 de dezembro de 2023 às 11:22H

Compartilhe:

Ibama e PF inutilizaram equipamentos usados no crime

Ibama e Polícia Federal deflagraram operação de combate a garimpo ilegal nas Terras Indígenas Kuruaya e Cachoeira Seca, no Pará. De terça a esta quinta-feira (5 a 7/12) foram inutilizados motores, escavadeiras hidráulicas e a estrutura de extração ilegal de ouro nos locais, que fazem parte dos municípios de Altamira.

Os equipamentos foram apreendidos pelo Ibama e inutilizados, por não haver meios disponíveis para a retirada destes, de modo a cessar a degradação causada, de acordo com o que prevê a regulamentação da Lei de Crimes ambientais.

O garimpo ilegal avançou no interior da Terra Indígena Kuruaya, gerando degradação de floresta nativa, impactos à fauna e contaminação do leito do Rio Iriri, afluente de um dos maiores rios da Amazônia, o Xingu.

Além das consequências para o meio ambiente, o garimpo ilegal impacta a saúde, a segurança e o bem-estar dos indígenas residentes nas proximidades. Por isso a importância do combate às organizações criminosas que financiam e promovem esse crime.


Ao longo de 2023, a região foi alvo de diversas operações dos órgãos ambientais e de segurança pública, o que diminuiu os alertas de garimpo ilegal.

Com as informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Altamira

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend