Por G1
Publicado em 28 de setembro de 2020 às 05:37H
Encerra na próxima quarta-feira (30) o prazo para pesquisadores se inscreverem na campanha “Pesquise na Quarentena”, para incentivar o compartilhamento de resultados de estudos, mesmo com a suspensão das atividades acadêmicas no Pará. A campanha é voltada para alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
A iniciativa é da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Na campanha, bolsistas de mestrado e doutorado nos anos de 2019 e 2020 são estimulados a compartilharem suas pesquisas por meio de podcasts, mídias em formato de áudio que têm se popularizado nas plataformas digitais. Os usuários podem ouvir online, baixar e compartilhá-los.
“Indiretamente, alcançamos 200 alunos, desses, 130 mandaram os podcasts. É um formato bem dinâmico e que pode ser enviado por todas as mídias. É uma exposição muito interessante para a comunidade acadêmica realizar a divulgação de suas pesquisas”, explica Alexandre Diniz, coordenador de bolsas acadêmicas.
Nayara Kauffmann é bolsista de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNBC), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e compartilhou a sua pesquisa.
“Trata-se sobre a malária e suas complicações, abordando um tema bastante relevante para a comunidade científica, uma vez que ocasiona um grande impacto, podendo comprometer o estado geral do indivíduo. Desse modo, a minha pesquisa busca elucidar como uma complicação hepática, ocasionada durante a infecção por malária, provoca um dano no sistema nervoso central”, detalhou Nayara.
Send this to a friend