Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 25 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Campanha ‘Pesquise na Quarentena’ encerra inscrições na próxima quarta

Por G1
Publicado em 28 de setembro de 2020 às 05:37H

Compartilhe:
Estudantes podem divulgar suas pesquisas acadêmicas por meio de podcasts. — Foto: Pixabay

Encerra na próxima quarta-feira (30) o prazo para pesquisadores se inscreverem na campanha “Pesquise na Quarentena”, para incentivar o compartilhamento de resultados de estudos, mesmo com a suspensão das atividades acadêmicas no Pará. A campanha é voltada para alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A iniciativa é da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). Na campanha, bolsistas de mestrado e doutorado nos anos de 2019 e 2020 são estimulados a compartilharem suas pesquisas por meio de podcasts, mídias em formato de áudio que têm se popularizado nas plataformas digitais. Os usuários podem ouvir online, baixar e compartilhá-los.

“Indiretamente, alcançamos 200 alunos, desses, 130 mandaram os podcasts. É um formato bem dinâmico e que pode ser enviado por todas as mídias. É uma exposição muito interessante para a comunidade acadêmica realizar a divulgação de suas pesquisas”, explica Alexandre Diniz, coordenador de bolsas acadêmicas.

Nayara Kauffmann é bolsista de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNBC), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e compartilhou a sua pesquisa.

“Trata-se sobre a malária e suas complicações, abordando um tema bastante relevante para a comunidade científica, uma vez que ocasiona um grande impacto, podendo comprometer o estado geral do indivíduo. Desse modo, a minha pesquisa busca elucidar como uma complicação hepática, ocasionada durante a infecção por malária, provoca um dano no sistema nervoso central”, detalhou Nayara.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend