Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 09 de March de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Cerca de 1.500 vagas de estágio serão abertas neste 1º trimestre

Por DOL
Publicado em 25 de janeiro de 2021 às 00:07H

Compartilhe:

Atemporada de estágios para 2021 já começou. Neste primeiro trimestre, estudantes devem estar atentos e preparados para conquistar uma vaga no mercado de trabalho, marcada por um fluxo maior de contratações. Embora ainda em um cenário de pandemia, as perspectivas são as melhores, segundo o supervisor do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) de Belém, Luiz André Oliveira.

“Neste começo de ano as instituições têm a necessidade de fazer reposição de vagas, pois é nesse período que se concentra o encerramento de contratos e as empresas precisam fazer as recolocações. No Pará são cerca de 1.500 oportunidades ao longo do primeiro trimestre, com vagas sendo repostas. Contudo, ao longo do ano, as empresas continuam oferecendo novas chances”, diz ele.

Com relação a 2020, Oliveira ressalta que as recrutadoras vivenciaram um cenário atípico com o fechamento do mercado em meados de março e abril. “Tivemos dificuldades grandes, pois a produção de contratação caiu em torno de 90%, ou seja, houve a perda de várias oportunidades. Mas em maio e junho pudemos ver uma evolução gradual e positiva com a abertura do mercado”.

Para a psicóloga do IEL (instituto Euvaldo Lodi), Aline Barros, mesmo com a pandemia, desde agosto do ano passado houve grandes expectativas de recrutamento. “Em março e abril tivemos muitos cancelamentos, mas em agosto as empresas começaram a se movimentar, mesmo devagar, mas já sentimos aumento nas demandas”, declarou.

A instituição, no entanto, precisou readaptar os processos seletivos com entrevistas, questionários e regularização remotos para que os estagiários e as empresas se mantivessem tranquilos. “Estagiários de diversos cursos puderam ser contratados para trabalho remoto nas áreas de administração, licenciatura, comunicação social, educação, entre outras”, informou.

ORIENTAÇÕES

A contratação de novos estagiários permite que as empresas ganhem um gás com os jovens inspirados e com a mente fértil. Por outro lado, os candidatos precisam fazer a sua parte, buscando formas de se qualificar. “Segundo pesquisas de empresas de recursos humanos, cerca de 70% das inscrições são descartadas porque não despertam a atenção do recrutador, com informações irrelevantes. Por isso, o aluno deve se capacitar, se qualificar e atualizar seu perfil no portal dos recrutadores, porque é lá que ele vai encontrar a oportunidade. Além disso, antes mesmo de chegar ao mercado de trabalho é fundamental ter conhecimentos virtuais”, diz Oliveira.

No portal de algumas recrutadoras, o educando encontra auxílio gratuito com acesso ao pacote office, dicas de como elaborar um currículo atrativo, entre outros. “O currículo, por exemplo, é a carta de apresentação do aluno e precisa ter informações básicas como nome, contatos, endereço, curso, horário em que estuda e semestre. São dados básicos, mas ainda assim recebemos muitos sem estas informações. Também devem incluir palestras em que participou, cursos on-line e conhecimento do pacote office”, diz Aline.

Sobre o comportamento, o aluno deve demonstrar boa comunicação, saber falar sobre si, não mentir e nem omitir, demonstrar interesse pela vaga e em aprender. “O estágio é um processo de aprendizado; não apenas uma possibilidade financeira. Sabemos que cada realidade é diferente uma da outra, mas é importante que o aluno coloque a sua necessidade na hora da entrevista e entenda que isso é um caminho de aprendizado”, destacou a psicóloga.

Para aqueles que terão sua primeira oportunidade de estágio vale incluir também trabalhos voluntários no currículo e que foram realizados em igrejas, em ONGs, entre outros locais. “Nestes locais, o aluno consegue conquistar competências e habilidades de articulação pessoal que vão servir para o mercado de trabalho”, acredita Oliveira.

As vias de acesso para mapear as vagas publicadas vão desde os sites das recrutadoras até as redes sociais. É essencial, no entanto, que seja realizado um cadastro no site das instituições, enviar o currículo e aguardar a convocação. “Fazemos a seleção e encaminhamos o aluno para a empresa, que terá a autoridade de fechar a vaga com o candidato”, diz Aline.

Para entender

CIEE

O CIEE tem disponível vagas para estágio nas seguintes áreas: administração (28), ciências contábeis (9), comunicação social (6), pedagogia (4) e biblioteconomia (3). Para concorrer, o candidato deve acessar o https://portal. ciee.org.br/

IEL

Já o IEL oferece, atualmente, mais de 60 vagas de estágio para as áreas de administração, contabilidade, informática, comunicação, engenharia, saúde, entre outras. Para se candidatar é necessário realizar o cadastro no site do IEL (www.iel-pa.org.br) e enviar o currículo para o e-mail que será informado após o cadastro. O aluno também pode acompanhar as vagas através das redes sociais no perfil @iel paraoficial.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend