Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de March de 2024
Sistema Floresta

Emater capacita produtores de cacau de três municípios da região sudoeste do Pará

Por Agência Pará
Publicado em 25 de novembro de 2020 às 17:19H

Compartilhe:
Produtores de cacau conhecem mais sobre as potencialidades do cacau, manejo da poda e adubação do fruto e sobre comercialização

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Comissão Executiva do Plano (Ceplac) capacitam 225 agricultores, produtores de cacau em Altamira, Anapu e Pacajá, municípios da região sudoeste do Pará.

A atividade é parte do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural Integral para Promoção da Sustentabilidade de Unidades de Produção Familiar na Cadeia Produtiva do Cacau no Estado do Pará, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau), e integra as ações previstas no termo de cooperação entre a Emater e instituições parceiras citadas.

Em cada um dos municípios serão capacitados 75 cacauicultores, divididos em três turmas de 25 pessoas, em função da necessidade de distanciamento imposta pela pandemia. A primeira capacitação para pequenos e médios produtores de cacau está ocorrendo na Vicinal da 5, no município de Altamira e envolve teoria e prática. Outro município que também já realizou a parte teórica da capacitação foi Pacajá.


Uma das turmas de 225 agricultores, produtores de cacau na região sudoeste do Pará, durante a capacitação com recursos do FuncacauFoto: Ascom / Emater

“Estão sendo feitas considerações sobre a produção e potencialidades da cacauicultura na região; doenças e controle de doenças do cacau; manejo da poda e adubação do cacau e a organização dos produtores para a comercialização.”, explica Simone Silva, supervisora adjunta do Regional da Emater em Altamira.

A supervisora Simone Silva explica o cronograma das capacitações nesta segunda etapa do projeto, iniciado em 2019. “Este projeto será realizado em várias etapas. Ano passado tivemos a capacitação dos técnicos, este ano dos agricultores. Ainda teremos as etapas de emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura (DAP) e cadastro das propriedades.”

O projeto objetiva o fortalecimento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater e da Ceplac com ações voltadas para a cacauilcultura.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend