Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Sete sintomas de câncer de mama que jamais pode ignorar

Por Noticias ao Minuto
Publicado em 13 de outubro de 2020 às 14:46H

Compartilhe:

O diagnóstico precoce do câncer de mama, isto é previamente à manifestação de quaisquer sintomas, é essencial na medida em que o mesmo aumenta a probabilidade do tratamento ser mais eficaz e de sobrevivência. Cuide de você, cuide da sua saúde. Além de reduzir a taxa de mortalidade, o diagnóstico precoce do tumor mamário pode em determinadas situações evitar cirurgias mutilantes, tais como a mastectomia radical e o uso de quimioterapia, conforme explica um artigo publicado no site do hospital CUF

Para a detecção precoce do câncer de mama, é geralmente recomendado que:

A partir de uma certa idade, geralmente entre os 40 e os 50 anos, as mulheres façam uma mamografia anual ou em de dois em dois anos. Segundo, os médicos não há consenso relativamente à idade aconselhada para início nem quanto à frequência, sendo que esse marco deve ser decidido caso a caso com o médico.

A mamografia é um exame que permite visualizar a presença de possíveis nódulos na mama, antes que este possa ser sentido ou apalpado pela mulher, ou microcalcificações. Outras medidas de detecção precoce da doença incluem ainda o autoexame da mama e o exame clínico da mama realizado pelo médico.

Oito sintomas para ter em atenção

De acordo com a CUF, os sintomas de câncer de mama não são exclusivos da patologia, e podem ocorrer em outras doenças como, por exemplo, os quistos benignos. 

Deverá estar atenta e consultar o seu médico se tiver os seguintes sintomas:

  • Nódulo ou espessamento da mama ou na zona da axila, detectável ao toque;
  • Alterações no tamanho ou formato da mama;
  • Alterações na mama ou mamilo, visíveis ou ao toque;
  • Sensibilidade no mamilo;
  • Secreção ou perda de líquido do mamilo;
  • Retração do mamilo;
  • Pele da mama, mamilo ou aréola rachada, descamada, vermelhidão ou inchaço

Na presença de um ou mais sintomas, deverá consultar um médico que avaliará o seu caso e poderá recomendar a execução uma de mamografia, ecografia mamária ou ressonância mamária.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend