Por Floresta News
Publicado em 24 de agosto de 2023 às 07:03H
O município de Tucuruí-PA recebe nesta quinta-feira, 24, o seminário Mobilidade, Habitação e Desenvolvimento. A iniciativa é fruto da parceria entre a deputada federal Andreia Siqueira (MDB-PA), o Ministério das Cidades e a prefeitura de Tucuruí. O ministro Jader Filho e secretários vinculados à pasta das Cidades estão confirmados, e abordarão as competências de seus departamentos em painéis informativos.
O destaque do seminário é o Novo Minha Casa, Minha Vida, maior programa de habitação popular oferecido pelo governo federal que passou por adequações e foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último mês de julho.
“Será uma grande oportunidade para gestores dos municípios da Região do Lago, lideranças locais e a população conhecerem melhor e tirar dúvidas sobre o programa relançado pelo governo federal. O Minha Casa, Minha Vida dá um teto, um lar para as famílias que passam a viver, construir suas histórias, em moradias dignas”, declarou a deputada federal Andreia Siqueira.
O Minha Casa, Minha Vida foi criado no ano de 2009, e entregou mais de 6 milhões de unidades habitacionais pelo país. No Pará, o programa vem sendo implementado o Residencial Viver Outeiro, em Itaiteua, Belém, onde está em andamento a construção de mais de mil moradias. Segundo Andreia Siqueira, durante o evento serão debatidas sugestões para viabilizar a implementação de programas de habitação federais nos municípios da Região do Lago.
“Estamos somando esforços, aproximando as esferas federal e municipal para que o sonho da casa própria vire realidade. Além de garantir o direito à moradia, o Minha Casa, Minha Vida gera empregos e renda, e estimula o setor da construção civil”, afirmou a parlamentar paraense. Nos próximos quatro anos, a previsão do governo federal é de que 2 milhões de unidades habitacionais sejam entregues no País por meio do Novo Minha Casa, Minha Vida. Já no âmbito do governo do Pará, o programa “Sua Casa” já beneficiou mais de 165 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, desde o ano de 2019. Em 2023, a expectativa é atender mais de 11 mil famílias em todo o estado.
O seminário Mobilidade, Habitação e Desenvolvimento ocorrerá das 8h às 12h, no Ginásio PoliesporFvo de Tucuruí Esmaelino Pontes, na Avenida Sete de Setembro, s/n, bairro Bela Vista.