Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

930 mil residências no Pará são chefiadas por mulheres

Por Dol
Publicado em 08 de março de 2019 às 10:29H

Compartilhe:

Os números representam quase 40% dos domicílios do Estado; é a maior presença feminina no comando de casa da Região Norte (Foto: Marcelo Lelis)

Quase 40% das residências paraenses são chefiadas por mulheres. Segundo um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/Pa), intitulado “A Mulher no Mercado de Trabalho”, o Estado possui 2,1 milhões de domicílios e, destes, 930 mil são sustentados por elas. Em toda a Região Norte, são 5 milhões de moradias e, dessas, 2 milhões também tem a presença feminina com maior força.

O estudo apresentado pelo Dieese também faz parte do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, feito em parceria com o Governo do Estado. Pelos mesmos números, o Pará apresenta o maior número de mulheres chefes de domicílio da Região, que na maioria das vezes exercem dupla função. O Amapá é o que tem o menor quantitativo, com 200 mil casas chefiadas por mulheres.

E essa tendência não para de crescer. Para se ter uma ideia, em 2016, o Estado tinha 871 mil presenças das mulheres com mais força em casa. No ano seguinte, esse número já saltou para 926 mil. Um crescimento impressionante de 6,35%. A análise atual do departamento é feita com dados de 2017.

RENDA

O órgão também analisou a renda das mulheres ocupadas e considera a situação ainda preocupante, pois mesmo com maior preparo da mão de obra, através do avanço na escolaridade e capacitação, as mulheres ainda ganham menos que os homens.

Das cerca de 1,3 milhão de mulheres ocupadas em todo o Pará em 2017, aproximadamente 22,5% ganhavam até meio salário mínimo e cerca de 32,4% ganhavam entre meio e um salário mínimo. Isto quer dizer que 54,9% (747.356) das mulheres ocupadas de todo o Estado ganhavam, em 2017, até um salário mensalmente.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend