Por Floresta News
Publicado em 06 de agosto de 2021 às 12:56H
Cerca de 98% de cabeças de gado foram vacinadas na regional de Tucuruí e 99,41% só no município. De acordo com o Médico Veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), Lutero de Andrade, o resultado foi positivo, na vacinação e comprovação, em um rebanho de 2,6 milhões de cabeças de gado na região do lago. Mas ainda lembra que na regional, cerca de 888 produtores ainda não comprovaram a vacinação, e no municício de Tucuruí 15 ainda estão inadimplentes.
O médico alerta para a importância da comprovação “nós temos uma barreira comercial em cima da não vacinação da febre aftosa, nós precisamos garantir a vacinação do nosso rebanho para que possamos ter essa barreira livre, nós estamos solicitando para fazer com que o estado do Pará todo vacine, e o produtor é o nosso principal parceiro para cumprir o dever de casa, e assim fortalecemos a Vigilância Sanitária junto às unidades produtoras, para garantir a vacinação em toda nossa região.”
Comprovação: O produtor deve comparecer ao escritório da Adepará em que a sua propriedade esteja localizada, portando o cartão do produtor, SIAPEC.
O prazo para a comprovação foi até o dia 15 de Julho , após essa data o produtor poderá pagar multa.