Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Agência de Defesa Agropecuária do Pará emite alerta para risco de contaminação biológica

Por ORM
Publicado em 28 de setembro de 2020 às 05:28H

Compartilhe:
Material pode trazer pragas ou doenças que não existam ou estejam erradicas, o que coloca em risco a sanidade da produção agrícola (Reprodução)

Envelopes com sementes estão sendo recebidos por consumidores virtuais de produtos estrangeiros como uma cortesia. A prática deixou em alerta o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), que estão trabalhando juntos para evitar o risco de contaminação, já que o material chegou ao Brasil sem passar por nenhum tipo de inspeção e pode representar riscos à saúde e ao meio ambiente.

Para evitar o risco fitossanitário, a Adepará recomenda que as sementes não sejam utilizadas nem descartadas no lixo comum. Já há registros de recebimento do envelope contendo sementes asiáticas em Belém.

“O cidadão que receber as sementes em casa deve lacrar o envelope e se dirigir ao escritório Adepará mais próximo para entregar o material. O ideal seria que o envelope permanecesse lacrado”, ressalta Tatiana Assis, gerente do Programa de Sementes e Mudas da Adepará.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend