Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 23 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Alepa reconhece estado de calamidade em mais dez municípios paraenses

Por ORM
Publicado em 16 de abril de 2020 às 05:06H

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou outros dez decretos legislativos reconhecendo estado de calamidade em municípios paraenses, em razão da pandemia do novo coronavírus. Com isso, chega a 19 o número de municípios com situação de calamidade reconhecida pelos deputados estaduais. Na sessão ordinária desta quarta-feira (15), foram aprovados os decretos de Paragominas, Ourém, Abaetetuba, Mocajuba, Belterra, Placas, Anapu, Dom Eliseu, Itaituba e Gurupá. 

Semana passada, na sessão ordinária do dia 08 de abril, os deputados estaduais já haviam aprovado outros nove decretos, de Belém, Santa Isabel, Capanema, Juruti, Muaná, Salinópolis, Marituba, Ananindeua e Santo Antônio do Tauá.  

O reconhecimento da situação de calamidade permite, aos gestores, a flexibilização do limite dos gastos públicos com ações de combate à covid-19 e, inclusive, a aquisição de produtos ou contratação de serviços com dispensa de licitação. 

Emenda proposta pelo deputado Eliel Faustino (MDB) sugere às Câmaras Municipais criarem comissões para acompanhar as ações e o uso dos recursos destinados ao enfrentado da covid 19, nos municípios. 

Crédito

Em outro Projeto de Lei, dessa vez do Executivo, o governo pede autorização para a abertura de crédito especial no Orçamento Fiscal e da Seguridade Social, no valor de até R$ 800 milhões, com o objetivo de criar a ação orçamentária CovidPará. Pela matéria, o crédito especial será aberto, em favor do Fundo Estadual de Saúde (FES); de Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Secretaria de Estado, ele Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

O projeto autoriza também a abertura de Crédito Especial em outros órgãos, entidades ou unidades orçamentárias, que venham executar ações de combate ao coronavírus.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend