Por Floresta News
Publicado em 21 de março de 2024 às 22:53H
O programa tem desenvolvido papel fundamental na busca por resultados significativos na alfabetização de crianças na idade certa em todos os 144 municípios paraenses
O Estado do Pará mais que dobrou o número de crianças leitoras. No início de 2023, apenas 21% dos estudantes que cursavam o 2° ano do Ensino Fundamental em escolas da rede pública estadual e municipal conseguiam ler fluentemente. Hoje, após um ano do Programa Alfabetiza Pará, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o número já chegou a 47%. O resultado positivo foi divulgado nesta quinta-feira, 21, durante um encontro com prefeitos e secretários municipais de Educação do Pará, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.
“O Alfabetiza Pará é uma política muito importante, o foco na alfabetização na idade certa é fundamental. Se a criança não sabe ler, ela não vai conseguir aprender matemática, ciências, história, não vai conseguir aprender nada. Por isso que estamos focando, junto com os municípios em um trabalho, em regime de colaboração, para garantir que toda a criança seja alfabetizada e com isso, encontramos um número muito alto de crianças que aos 8 anos, ainda não foram alfabetizadas e é essa a mudança que a gente está buscando. Antes eram 78% das crianças não alfabetizadas na idade certa, hoje a gente já reduziu esse número para cerca de 53%, ou seja, estamos avançando”, disse o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares.
Lançado em janeiro de 2023, o Programa Alfabetiza Pará, que, em regime de colaboração, auxilia os 144 municípios do Estado no desenvolvimento dos estudantes dos anos iniciais durante o período de alfabetização, tem desenvolvido papel fundamental na busca por resultados significativos na alfabetização de crianças na idade certa, como explica Carla Reis, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental e coordenadora do Alfabetiza Pará.
“A importância da alfabetização na idade certa garante ao estudante o direito de aprender e é fundamental para que as crianças consigam seguir sua trajetória escolar com sucesso. O nosso objetivo com a implementação dos eixos do Alfabetiza Pará neste sentido não se resumem ao domínio das habilidades de leitura e escrita previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas sobretudo garantir que essas habilidades neste ponto inicial da trajetória escolar solidifique todo o aprendizado escolar dos anos seguintes, em todas as áreas de conhecimento. Com olhar no futuro de nossos estudantes paraenses, em regime de colaboração com os municípios, estamos combatendo possíveis defasagens na aprendizagem, distorções idade-série, perda de interesse pela escola, evasão e reforço de desigualdades e exclusões educacionais e socioeconômicas”, destacou.
Ao todo, 143 municípios paraenses já aderiram ao programa. Desses, 140 realizaram formações de professores alfabetizadores e 142 realizaram a avaliação de fluência leitora dos estudantes. O município que teve o melhor resultado na avaliação de fluência leitora foi Peixe-Boi, na região nordeste do Estado. Entre os municípios que se destacaram na avaliação estão: Ulianópolis, Piçarra, Capanema, Vitória do Xingu, Santarém Novo, Magalhães Barata, Santa Cruz do Arari, Mãe do Rio e Rondon do Pará.
(Agência Pará)