Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 29 de March de 2024
Sistema Floresta

Após 10 anos, CCJ do Senado discute nova pauta sobre criação do “Estado do Tapajós”

Por Floresta News
Publicado em 15 de novembro de 2021 às 20:05H

Compartilhe:
Santarém – Foto arquivo Agência Pará

A pauta sobre uma nova divisão do Estado do Pará será discutida nesta quarta-feira (17) no Senado Federal. O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) N° 508, de 2019, foi protocolado e assinado por 27 senadores e tem como relator o Senador Plínio Valério (PSDB/AM). Ele que já apresentou seu parecer na última quarta-feira (10) com uma emenda substitutiva, ou seja, propôs uma redação diferenciada da original, embora seja favorável ao plebiscito para questionar os paraenses se são favoráveis à criação do Estado do Tapajós, que teria 23 municípios. São eles: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará. Diferente do último plebiscito que ocorreu no dia 11 de dezembro de 2011, onde a proposta descrevia a participação de 27 municípios para o novo Estado.

No relatório ainda sugeriu que o plebiscito ocorra na mesma data que as eleições, gerais ou municipais, que acontecerem após a aprovação do Decreto Legislativo, apontando como vantagem economia de recurso para consultar os paraenses. No texto o Senador aponta ainda a luta da população para serem reconhecidos como Estado do Tapajós: “Resgatamos que o movimento de emancipação do Tapajós existe há pelo menos 170 anos. Apesar da derrota, o plebiscito de 2011 foi marco para o movimento separatista, que saiu fortalecido e passou a angariar assinaturas para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular visando à criação do Estado do Tapajós”. Concluiu.

Caso a proposta de criação da nova unidade da federação seja efetivada, ele teria 43,15% do atual território do Estado do Pará e cerca de 2 milhões de habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) estimado da região é de aproximadamente R$ 18 bilhões, segundo dados de 2018. O estado teria 8 deputados federais e 24 estaduais.

Santarém seria a capital do novo Estado do Tapajós

Diferença entre PLEBISCITO e REFERENDO

O plebiscito consulta a população antes da aprovação ou apreciação de uma determinada lei pelo Congresso Nacional, Senado e Presidência da República. Já o referendo consulta a população após a aprovação pelo Congresso Nacional, em que o eleitorado apenas referenda ou não algo que já foi debatido no âmbito da política parlamentar.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend