Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de March de 2025
Sistema Floresta

Aumento de 400% nos casos de Estelionato Virtual coloca o Pará entre os estados mais afetados pelo crime

Por Floresta News
Publicado em 01 de agosto de 2023 às 21:56H

Compartilhe:

No último ano, o estado do Pará enfrentou um expressivo aumento nos casos de estelionato virtual, com um crescimento de mais de 400%, de acordo com o Anuário de Segurança Pública. Os dados revelam que o estado passou a integrar a lista dos cinco estados com maior incidência desse tipo de crime no país.

Entre as vítimas desse golpe está o comerciante João Jorge Marques, proprietário de uma loja de materiais de construção. Ele relata que, inicialmente, a queixa de não recebimento de mercadoria se limitava a poucas pessoas. No entanto, o número de vítimas aumentou consideravelmente ao longo do tempo, chegando a mais de vinte casos.

O golpe começa com a divulgação de falsos anúncios na internet, oferecendo produtos a preços atrativos, como foi o caso do cimento oferecido por João Jorge Marques por apenas R$ 41. Os estelionatários solicitam que o pagamento seja feito por meio de PIX ou transferência bancária. Quando as vítimas efetuam o pagamento, a mercadoria nunca é entregue, deixando-as no prejuízo.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o estelionato eletrônico no Pará cresceu impressionantes 451% de 2021 para 2022. Em 2021, foram registrados 2.344 casos, enquanto que em 2022, o número saltou para 12.988 ocorrências. Esse tipo de golpe é caracterizado por criar ofertas irresistíveis e chamativas, fazendo com que as vítimas sintam-se compelidas a aproveitar supostas oportunidades únicas.

Vanessa Lee, delegada titular da Diretoria de Crimes Cibernéticos, explica que os golpistas criam situações que chamam a atenção das vítimas, induzindo-as a agir impulsivamente para não perder uma oportunidade aparentemente imperdível. Diante do cenário de aumento alarmante dos casos de estelionato virtual, é fundamental que a população esteja alerta e tome medidas preventivas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, no primeiro semestre deste ano, já foram registrados 15.861 casos de estelionato, tanto na forma física quanto virtual, no estado do Pará. Para evitar cair em golpes, a delegada Vanessa Lee orienta que as pessoas analisem cuidadosamente a oferta antes de tomar qualquer decisão e que guardem todas as informações e comprovantes de pagamento, caso se tornem vítimas de fraudes.

(Floresta News)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend