Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 27 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Barcarena sofre com novo vazamento da Hydro e moradores protestam

Por Dol
Publicado em 23 de fevereiro de 2018 às 10:00H

Compartilhe:

Os moradores bloquearam as estradas durante a madrugada em forma de protesto. (Foto: Divulgação)

Moradores do município de Barcarena, no nordeste paraense, interditaram na madrugada desta sexta-feira (23) o acesso aos portos da região de Vila do Conde, em um protesto contra os danos ambientais causados pela empresa Hydro na região. Os moradores afirmam que, ainda na noite de quinta-feira (23), ocorreram novos vazamentos na região.

Na tarde de ontem, um laudo do Instituto Evandro Chagas atestou que bacias de rejeito criadas pela empresa transbordaram no último fim de semana e contaminaram diversos pontos do município. De acordo com os moradores, dois vazamentos ocorreram na noite de ontem, um das próprias bacias de rejeitos, e outro de um caminhão da empresa, que tombou durante a noite na rodovia PA-140, no município. Ainda não há informações sobre quais rejeitos o veículo transportava.

Segundo o laudo do IEC, as águas do município foram contaminadas e apresentam índice de rejeitos 25 vezes maior que o permitido por lei. A prensa dos metais na água causam danos ambientais graves, além de colocar em risco a saúde da população, que pode sofer problemas dermatológicos, gástricos e respiratórios.

O laudo deverá ser entregue hoje aos Minsitérios Públicos Estadual e Federal. Os órgãos irão realizar uma coletiva mais tarde para divulgar quais medidas legais serão tomadas sobre o caso.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend