Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Barco Papa Francisco ficará um ano realizando atendimentos no Pará

Por ORM
Publicado em 20 de agosto de 2019 às 10:14H

Compartilhe:
Barco Hospital Papa Francisco (Marco Santos / Agência Pará)

Na tentativa de ampliar o atendimento médico na região da Calha Norte, o Governo do Estado e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável e mantenedora do barco hospital Papa Francisco (BHPF), assinaram nesta segunda-feira (19), um termo de fomento que vai disponibilizar cerca de R$400 mil mensais para auxiliar no funcionamento do barco, que vai se deslocar pela Calha Norte, oferecendo atendimento, atenção à saúde à população que vive mais afastada das cidades.

Contando com centro cirúrgico e quatro leitos hospitalares, a embarcação também está equipada também para a realização de pequenas cirurgias. A parceria vai durar um ano, com meta de realizar 12 mil consultas médicas clínicas e especializadas, 6 mil atendimentos oftalmológicos, 5 mil consultas odontológicas, 4,6 mil mamografias, 4,6 mil ultrassonografias, 1,5 mil eletrocardiogramas, 1,5 mil testes ergométricos, 40 mil exames laboratoriais, 1,1 mil cirurgias de baixa complexidade e 380 internações em regime de hospital-dia.

O termo prevê, ainda, que em casos de calamidade, catástrofes, inundações e outras situações emergenciais, o BHPF poderá se deslocar a outras regiões de acordo com a necessidade. As ações vão começar pelo mapeamento da região, com objetivo de conhecer as principais necessidades das comunidades locais, e terão apoio das Secretarias Municipais de Saúde, por meio dos seus agentes, de líderes comunitários e do 9º Centro Regional de Saúde (CRS).

Barco Papa Francisco

Barco Papa Francisco (Marco Santos / Agência Pará)

 “A intenção do governo é que possamos ter estratégias adequadas à realidade de cada região, por isso é fundamental que levemos em consideração as distâncias e a locomoção através dos nossos rios. Este barco Papa Francisco, esta parceria do governo do Estado com a irmandade São Francisco, permitirá que atendamos aos nove municípios da região de maneira freqüente, perene. Todos os dias percorreremos as localidades com serviços clínicos, médicos, com cirurgias e dando suporte para os hospitais. Dentro de uma estratégia de efetividade, de presença do Estado, de ações que possam efetivamente salvar vidas das pessoas da Calha Norte”, destacou o governador Helder Barbalho

Estrutura – O Barco Hospital Papa Francisco tem 32 metros de comprimento e contará com até 23 profissionais da área da saúde, com capacidade para até 30 tripulantes. Abriga salas para raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, consultório oftalmológico e odontológico e leitos de internação. 

Para o frei Francisco Belotti, que é presidente da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, a ajuda do governo tem uma importância muito grande. “Da mesma forma que o Rio Amazonas é formado pelos seus afluentes, eu entendo que a verba inicial veio do Ministério Público do Trabalho, e agora o governo do Estado abraça essa causa e dá continuidade a esse trabalho, para que nós possamos atender toda a Calha Norte, tanto as cidades quanto os ribeirinhos. Já tivemos uma experiência em Óbidos, no baixo Paraná e aqui no porto Palmeiraço, em Belém. Todas com muito sucesso, somando mais de 3 mil atendimentos”, finalizou.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend