Por Floresta News
Publicado em 01 de agosto de 2023 às 06:33H
No último domingo (30) de julho, a Praia do Atalaia, em Salinópolis, teve uma visita inesperada que chamou a atenção dos banhistas. O bombeiro militar Jean Vila Real, que está trabalhando na praia durante as férias de verão, compartilhou nas redes sociais a captura de um filhote de tubarão da espécie galha-preta.
Preocupado com a segurança dos frequentadores, o animal foi capturado e solto em um local apropriado. A notícia logo repercutiu na web, com internautas fazendo comentários bem-humorados e outros alertando sobre a importância de descartar o lixo de forma adequada para preservar a vida dos animais na área.
O tubarão-galha-preta (Carcharhinus limbatus e C. perezi) é uma espécie de tubarão. Vive em águas temperadas tropicais. Alimenta-se de peixes, incluindo juvenis de outras espécies de tubarão. Pode medir até 3 metros e e pesar 123 kg, são encontrados em águas tropicais e subtropicais. No Brasil são encontrados em toda costa. São pelágicos oceânicos e costeiros, onde raramente são avistados em profundidades abaixo de 30 metros, e podem ser avistados em regiões estuarinas, baías, mangues e lagoas de água salobra.. Também conhecido como Serra Garoupa, o Tubarão Galha Preta possui esse nome devido as pontas de suas nadadeiras serem bem escuras, característica bem evidente quando jovens, e a medida que cresce, tende a desaparecer.
(Floresta News)