Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 14 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Cabanagem: a revolta que movimentou o Pará há 186 anos é tema de Lua do Norte

Por Floresta News
Publicado em 24 de março de 2021 às 10:32H

Compartilhe:

O projeto foi selecionado pelo Edital de Audiovisual – Lei Aldir Blanc Pará 2020, da Secretaria de Estado e Cultura – SECULT, com verba do Governo Federal, que tem como objetivo auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, bem como espaços culturais brasileiros, no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da covid-19. Lançado no final do ano passado e administrado pela Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará, o EDITAL DE AUDIOVISUAL está distribuindo R$4.000.000,00 entre 68 obras paraenses de várias categorias na área de criação, produção e veiculação audiovisual.

A minissérie Lua do Norte será uma obra ficcional, com cinco episódios de 26 minutos cada. Personagens que abordam o universo cabano com conflitos e interesses entre indígenas, camponeses, ex-escravos e membros da elite, compõem o enredo dos episódios desta super produção que retratará os costumes da Belém do século XIX, sede da Província do Grão-Pará. Para os povos do Pará e da Amazônia, trata-se de uma obra de grande importância ao abordar o drama histórico que moldou política e culturalmente a região.

O laboratório de desenvolvimento do projeto, adaptado à realidade do momento, está sendo realizado de forma totalmente virtual. A equipe tem participado de encontros, via plataforma de comunicação remota, para debater o tema, desenvolver o roteiro, criar a identidade visual, desempenhar atividades administrativas, dentre outros.  Ao final do laboratório, a expectativa é que a obra conte com todos os elementos necessários para a busca de parceiros para a produção e divulgação.

Dentre as atividades do projeto está prevista, ainda, a realização de um webinário, em formato de aula, com o tema “A Arte de escrever para a televisão” que terá como público alvo roteiristas e o público em geral que tenha interesse no tema. A equipe também se reunirá para divulgar as experiências do laboratório de criação do projeto Lua do Norte em uma live.

A minissérie tem à frente o roteirista e diretor, Luiz Arnaldo Campos, cineasta com vasta experiência em obras audiovisuais que valorizam a cultura e história afro-indígena amazônica.

A equipe de criação se completa com o coroteirista Gustavo Cascon, a assistente de roteiro Indaiá Freire e a trainee de roteirista Juliane Frazão. O projeto conta com a consultoria histórica do Prof. Dr. José Alves de Souza Junior, da UFPA e a criação artística do designer Bruno Rhuan.

A produção fica por conta da Floresta Cine Vídeo, empresa que já desenvolveu grandes projetos como A descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados, Chupa-chupa: a história que veio do céu, Rabeca – Tocando a memória,  Aikewara, Transamazônica Utopias na Selva, Diários da Floresta, além de videoclips musicais, dvd de shows de artistas regionais, programas de tv e comerciais publicitários.

Conheça mais sobre os trabalhos da Floresta Cine Video em seu VimeoSiteInstagram e Facebook.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend