
Força-tarefa do Estado reforça ações na BR-163. (Foto: Secom)
Desde a madrugada da última terça-feira (28), parte do tráfego foi liberada na BR-163 sentido Sul (para Mato Grosso). Caso as condições meteorológicas sejam favoráveis, a expectativa é de liberação total do tráfego até esta sexta-feira (3), com a recuperação de pontos isolados em um segmento de aproximadamente 37 quilômetros localizado entre as comunidades de Santa Luzia e Bela Vista do Caracol.
As equipes do Dnit estão trabalhando em duas frentes, simultaneamente: nas proximidades da Comunidade Jamanxim e próximo à Vila Santa Luzia. Para inspecionar a realização dos serviços emergenciais na rodovia, o diretor geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira, estará no Pará a partir desta sexta-feira.
Emergência
Treze municípios, situados em sete das 12 regiões de integração do Pará, decretaram ou estão prestes a decretar situação de emergência por causa de chuvas intensas e consequentes enxurradas, vendavais, inundações, erosões e surtos epidêmicos. Estes eventos estão relacionados com o ápice do inverno amazônico, que começou em dezembro e vai até abril, agravado por situações locais.
Segundo o governo, os municípios mais afetados são Trairão, Tucuruí, Eldorado dos Carajás, Itaituba, Santarém, Bragança, Rio Maria, Bannach, Rurópolis, Novo Progresso, Uruará, Santana do Araguaia e Conceição do Araguaia. Há registros de intensas e consequentes enxurradas, vendavais, inundações, erosões e surtos epidêmicos nos municípios, eventos relacionados com o ápice do inverno amazônico, que começou em dezembro e vai até abril.
Uma força-tarefa foi criada com as secretarias estadu

Mais de 4 mil caminhoneiros estão parados na BR-163. (Foto: Rede Liberal/Reprodução)
ais de Transporte, Segurança, Saúde, Educação, além da Casa Civil, Bombeiros, Defesa Civil, PM e Grupamento Aéreo de Segurança Pública, para garantir agilizar procedimentos emergenciais como o monitoramento de danos, riscos e impactos.
Ainda de acordo com o Dnit, dos 1.006 quilômetros da BR-163 no Pará, faltam 100 quilômetros para serem asfaltados. Em 2016, foram asfaltados 20 quilômetros. O Dnit afirma que o trecho da BR-163 onde se verificaram os pontos críticos devido às chuvas será pavimentado este ano, a meta é asfaltar 60 quilômetros da rodovia em 2017. A previsão de conclusão do asfaltamento de toda a BR-163 no Pará é 2018.