Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 22 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Disque Denúncia ajuda no combate à criminalidade

Por O Liberal
Publicado em 23 de janeiro de 2019 às 11:20H

Compartilhe:

Foram contabilizados resultados positivos nos últimos dois anos.

Durante os anos de 2017 e 2018 mais de 300 prisões foram efetuadas e 75 veículos recuperados no Pará por meio do número 181, o Disque Denúncia. No mesmo período, 24 mil denúncias válidas foram registradas, uma média de 2 mil ao mês e 90 por dia.

Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que oferece o serviço gratuitamente para que a sociedade possa contribuir no combate à criminalidade de maneira anônima.

A participação da população contribui cada vez mais com a resolutividade de ações criminosas, como explica a coordenadora, Libny Amaral. “Nós últimos anos alcançamos resultados extremamente positivos por meio de denúncias anônimas. Em 2017 e 2018, por exemplo, foram efetuadas 352 prisões com a colaboração da sociedade, sendo, a maioria, prisões em flagrante por tráfico de drogas”, ressalta.

Além do tráfico de entorpecentes, informações referentes a homicídios e violência doméstica somam a maioria das denúncias. O trabalho do 181 possibilitou ainda a recuperação de 75 veículos e a apreensão de 29 armas, em dois anos.

Os resultados mostram também a apreensão de 21 quilos de entorpecentes em 2017. Também no mesmo ano, quatro tentativas de fuga de carceragens do sistema penitenciário foram coibidas: duas de alta periculosidade no complexo de Marituba, na Região Metropolitana de Belém; e duas no interior do Estado, quando túneis foram descobertos por agentes prisionais após receberem informações repassadas ao Disque Denúncia.

A partir de denúncias feitas ao 181, foi possível recapturar 62 foragidos do sistema penal e até mesmo a devolução de lustres ao Palacete Pinho, que haviam sido furtados.

Serviços 181 e 190 

Apesar dos números estarem disponíveis à população para informar algum acontecimento que necessita dos trabalhos de agentes da segurança pública, o número do Disque Denúncia e o 190 oferecem serviços distintos.

Enquanto o 190, vinculado ao Centro Integrado de Operações (Ciop), atua em ações imediatas, como incêndios, acidentes, assaltos com reféns, entre outros, o 181 é destinado para contribuir com que atos criminosos que já aconteceram, como  por exemplo, a recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados, entre outros crimes.

Após fazer a denúncia, o informante recebe um número de protocolo para que possa acompanhar o processo para, se for o caso, adicionar informações. Os dados recebidos são encaminhados aos órgãos competentes para que as devidas providências sejam tomadas.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend