Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 17 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

DNIT inicia deslocamento para retirada de navio naufragado em 2015 em Barcarena

Por G1 Pará
Publicado em 16 de julho de 2021 às 00:19H

Compartilhe:

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) executa mais uma etapa do processo de retirada do navio Mv Haidar, naufragado em 2015, do fundo do Rio Pará, em Barcarena, nordeste do estado. Nesta quinta-feira (15), foi realizado o afastamento inicial da estrutura em cerca de 10 metros do píer. A medida é necessária para, gradativamente, reflutuar, verticalizar e retirar a embarcação do berço 302, restaurando as condições de utilização deste berço no porto de Vila do Conde.

Devido ao tamanho e às condições da estrutura, o processo de retirada do MV Haidar do trecho é realizado em etapas previamente definidas. Desta forma, o afastamento inicial da embarcação está em execução após o desprendimento do fundo do rio, realizado na última semana. E após a fase atual, será feita a verticalização do navio e o deslocamento final para posicionar a estrutura definitivamente.

Quando afundou, em 6 de outubro de 2015, o navio MV Haidar, de bandeira libanesa, transportava cinco mil bois vivos e 700 toneladas de óleo. Com a retirada da estrutura do berço 302 do porto de Vila do Conde, será possível ampliar a quantidade de embarcações que utilizam o local.

O trabalho das equipes da Autarquia para soltar a estrutura começou em fevereiro deste ano. O DNIT atuou em conjunto com a Marinha do Brasil (Capitania dos Portos), a Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Semas), a Companhia Docas do Pará (CDP), a fim de obter autorização para que o trabalho fosse feito de acordo com as legislações ambientais, portuárias e de segurança do trabalho.

O plano de controle ambiental para a flutuação da embarcação e segurança ambiental da operação foi aprovado pela Semas no final de 2020, e a autorização foi concedida pela Marinha em fevereiro deste ano.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend