Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de maio de 2019
Sistema Floresta

Doação de leite materno salva a vida de quase mil recém-nascidos este ano no PA

Por G1
Publicado em 17 de maio de 2019 às 18:10H

Compartilhe:

A Campanha “Doe leite materno, alimente uma vida”, foi lençada nesta sexta-feira (17), em Belém. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), em parceria com o Banco de Leite da Fundação Santa Casa. Durante toda a semana, várias atividades serão realizadas para incentivar a doação de leite humano.

Atualmente, em Belém, o Centro de Referência Estadual Banco de Leite Humano da Santa Casa possui 210 doadoras cadastradas, que garantem uma coleta de aproximadamente 250 litros de leite por mês.

Nos quatro primeiros meses deste ano, a captação garantiu que 960 recém-nascidos fossem alimentados com doses do melhor e mais seguro alimento que um bebê pode receber. Mas para que essa quantidade de leite atenda totalmente às necessidades dos recém-nascidos, é preciso dobrar a captação de 250 para 500 litros. Para isso, é necessária a sensibilização de mulheres que estão amamentando e desejam ajudar outras crianças.

Além de atuar na captação, o Banco de Leite Humano da Santa Casa é responsável por processar esse leite e atender os bebês, de acordo com suas necessidades nutricionais. Atende a recém-nascidos internados na Unidade Neonatal da instituição, a maior maternidade pública do Estado, onde nascem, por mês, cerca de 900 bebês.

Parte dessas crianças, por problemas de saúde ou baixo peso, precisa ficar internadas para receber cuidados médicos. Essas e outras condições podem interferir na capacidade do bebê de mamar e, sem estímulo, as mães têm dificuldades para produzir leite. É quando se torna essencial o gesto solidário de mães que estão amamentando seus filhos, de se tornarem doadoras de leite.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend