Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Em Belém, Hospital de Campanha do Hangar começa a ser desativado

Por Agência Pará
Publicado em 14 de outubro de 2021 às 16:25H

Compartilhe:

Já está em andamento o processo de remoção dos leitos e demais materiais que compuseram as instalações do Hospital de Campanha do Hangar, uma das estratégias mais importantes no processo de enfrentamento à pandemia no Pará.

O Hospital foi aberto em 10 de abril de 2020 pelo governo estadual, inicialmente com 420 leitos exclusivos para a Covid-19 na regulação. Hoje, após 18 meses de funcionamento, apenas um paciente segue internado em tratamento no local. No próximo sábado (16), uma cerimônia oficial e ecumênica confirma o encerramento das atividades e início da retomada do perfil original do complexo – processo esse que só deve ser concluído em 2022. Em um ano e meio de funcionamento, o HC Hangar salvou 4.944 vidas.

“É fundamental que nós possamos reconhecer a importância deste equipamento, que se transformou em referência no enfrentamento à Covid-19. O momento é de agradecer a Deus, de se solidarizar e ter empatia com aqueles que perderam entes queridos, e também de festejar a vida daqueles que venceram”, anunciou o governador Helder Barbalho em vídeo postado nas redes sociais confirmando a desativação da unidade hospitalar. Belém, Bragança e Parauapebas já contam com unidades especializadas para o tratamento da doença, e o Governo do Pará deve seguir criando espaços exclusivos e específicos nas demais regiões. 

Entregue em 10 de abril para atender casos de baixa e média complexidade de pacientes da Região Metropolitana de Belém e a demanda das regiões nordeste e Marajó Oriental, o Hospital de Campanha chegou a ter todos os seus leitos sendo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em janeiro deste ano, foram abertos 40 novos leitos para receber pacientes vindo do Amazonas, que à época enfrentava problemas no abastecimento de oxigênio na rede hospitalar. 

“Desde o início da pandemia o nosso papel é garantir o acesso e o melhor atendimento na Saúde Pública do Estado e o Hospital de Campanha do Hangar foi estratégico para conseguirmos salvar tantas vidas. Nossos profissionais foram sempre incansáveis em suas atividades e para nós é um orgulho muito grande encerrar essa etapa. Obrigado a todos que estiveram na linha de frente e ajudaram a salvar mais de 5 mil vidas”, reconhece o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Rômulo Rodovalho.

A unidade também passou a oferecer apoio psicológico a pacientes, além de atividades terapêuticas, como oficinas de artesanato e musicoterapia. A psicóloga Thayná Montenegro trabalhou na equipe multiprofissional do Hangar em seus últimos seis meses de funcionamento, a partir de um momento de alta no número de internações. 

Números 

Ao abrir, a unidade contava com 260 leitos de enfermaria e 160 UTI. No momento em que as atividades forem encerradas, estará com 160 leitos em funcionamento, sendo 80 de enfermaria e 80 de UTI. Foram mais de 1,5 mil profissionais atuando, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend