Por G1
Publicado em 09 de setembro de 2019 às 09:48H
Foi retirado neste domingo (8) o empurrador que naufragou no rio Moju, no nordeste do Pará. A embarcação é uma das seis que fazem a travessia de veículos, depois que parte de uma ponte foi derrubada em abril no Complexo Alça Viária.
A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) informou que o empurrador foi retirado da área de travessia na quinta (5) e, no sábado (7), a Capitania dos Portos autorizou a travessia na região, que havia sido suspensa.
O serviço volta a operar com duas embarcações na terça (10), segundo o Governo do Estado. O percurso possui 268 metros e é supervisionado pela Capitania dos Portos.
O naufrágio do empurrador ocorreu no dia 29 de agosto. De acordo com a Setran, a embarcação realizava a travessia das balsas teria atravessado o rio para abastecer, quando afundou. Segundo moradores, após o acidente, o rio ficou tomado por óleo. Não houve vítimas.
Parte de uma ponte do complexo Alça Viária, importante por fazer a ligação entre Belém e cidades do interior do estado, caiu na madrugada do dia 6 de abril no Rio Moju, próximo à entrada do município de Acará, que fica a cerca de 60 km de Belém.
Problemas de corrosão e desgaste em pilares e estacas foram detectados na ponte do Rio Moju durante vistoria técnica realizada no mês de janeiro de 2019 por técnicos da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), do Conselho Regional de Engenharia (Crea-PA) e do Corpo de Bombeiros, além de secretários, deputados e o governador.
Apesar disso, na ocasião, não foi detectado risco de desabamento da estrutura. O tráfego de veículos foi mantido no local
Send this to a friend