Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 02 de March de 2024
Sistema Floresta

Encerrados os simulados de evacuação de emergência em Tucuruí com quase 9 mil participantes

Por
Publicado em 24 de novembro de 2023 às 18:42H

Compartilhe:

No sábado e no domingo os exercícios de emergência serão realizados no município de Breu Branco que também está localizado em uma Zona de Autossalvamento – ZAS

Após cinco dias de intensa mobilização de autoridades, órgãos de apoio, trabalhadores da Eletrobras Eletronorte, voluntários e moradores em diversos bairros de Tucuruí, a coordenação do Plano de Ação de Emergência (PAE) encerrou nesta sexta-feira (24/11) as atividades do 1º Simulado de Evacuação de Emergência da UHE Tucuruí.

De acordo com o balanço da coordenação nos cinco dias de atividades realizadas em 14 bairros diferentes, 8.600 pessoas participaram dos simulados, o que demonstra uma grande mobilização social.

Outro aspecto positivo do simulado foi a participação da comunidade escolar nos dias de treinamento do PAE. Ao todo 27 escolas participaram diretamente das atividades de treinamento voltadas à comunidade.

“É de grande relevância esse simulado, uma vez que nós temos um empreendimento que tem 40 anos aqui em Tucuruí e ainda não havia um plano de ação de emergência. A gente sabe que por mais que seja um empreendimento seguro, muito bem feito, a gente tem que sanar todos os riscos que possam acontecer com a nossa sociedade. Então, Tucuruí sai na frente de muitos municípios do Brasil e do mundo na implementação desse Plano de Ação de Emergência”, afirma Paulo Bonieck – sargento da Polícia Militar e consultor da Defesa Civil Municipal.

Nos cinco dias de mobilização, olhares atentos de jovens e adultos. As tendas montadas nos pontos de fechamento receberam um grande número de moradores e estudantes que vieram em busca de informação sobre como agir em caso de necessidade.

A elaboração do Plano de Ação de Emergência (PAE) e do Plano de Contingência do município de Tucuruí contou com a participação de todos os órgãos envolvidos com a segurança da cidade, como Defesa Civil Municipal, Departamento de Trânsito, Polícias, escolas e universidades, com destaque para a Universidade Federal do Pará (UFPA) de Tucuruí.

“A população ouve a sirene, precisa se deslocar para os pontos seguros, os pontos de encontro. E o objetivo foi alcançado, porque ao ouvir a sirene todo mundo se deslocou direitinho, chegaram no ponto de encontro e a gente explicou tudo isso novamente pra eles para que eles saibam que a Usina Hidrelétrica de Tucuruí tem um plano de emergência, é um plano operacional e com bastante eficácia, garante a professora-doutora, Fernanda Gouveia, do Programa de Pós-Graduação em Segurança de Barragem e Gestão Ambiental da UFPA Tucuruí, que atuou diretamente na elaboração do Plano de Contingência do Município.

Os exercícios simulados experimentam tudo o que está previsto no Plano de Ação de Emergência, partindo da teoria para a prática. “Não adianta ter tudo escrito e não colocar em prática; tem que ter o apoio da comunidade, tem que ter a participação dos órgãos públicos e nessa sinergia a gente conseguir chegar próximo de uma realidade, em um momento de desastre, as pessoas saberem agir, para onde ir, e qual local seguro procurar para se abrigarem”, reforçou o major Jânio Costa, chefe da Divisão de Apoio Comunitário da Defesa Civil do Pará.

Em Tucuruí, o Plano de Ação de Emergência demarcou e sinalizou 360 rotas de fuga e 22 pontos de encontro para onde a população deve se dirigir caso haja um evento de emergência na barragem da usina hidrelétrica. 

As placas e toda a sinalização implantada serão mantidas de forma permanente para a população. Conforme determina a legislação de segurança de barragens, os simulados de emergência devem ser realizados a cada três anos.

Markle Vieira, engenheiro de segurança de barragem da Eletrobras Eletronorte e porta-voz da companhia, fez um balanço dos cinco dias de mobilização na cidade de Tucuruí.

“Ocorreu tudo de acordo com o planejado, tanto no simulado interno quanto nos quatro dias de simulado externo. A gente teve uma adesão boa da população, tudo ocorreu de forma ordeira, de forma muito calma, tranquila. Percebemos no semblante das pessoas uma certa tranquilidade, não houve nenhum tipo de caos, então a gente avalia isso como positivo”, finalizou.

Plano de Emergência em Breu Branco

Neste sábado e domingo, todas as ações do Plano de Emergência da UHE Tucuruí serão direcionadas à população do município de Breu Branco que também integra a Zona de Autossalvamento (ZAS).

Os exercícios de mobilização devem atingir cerca de 600 moradores da zona rural do município. Os simulados serão realizados no sábado e domingo, duas vezes ao dia, às 9h e 16h.

Fique atento à programação dos simulados no seu bairro.

Dia 25/11 – BREU BRANCO

09h00 – Praia das Crioulas e Fazenda Boa Ventura.

16h00 – Praia do Bola e Região Sul da Praia das Crioulas.

Dia 26/11 – BREU BRANCO

09h00 – Região abaixo do Dique Moju, Região da Jazida das Oliveiras, Praia Queiroz Galvão, Praia das Três Torres.

16h00 – Região abaixo do Dique Moju, Bela Vista, Região do Igarapé Moru, Recanto do Lago e Areia Corujinha.

Para mais informações, ligue para a Defesa Civil Municipal. 

Breu Branco: 99108-1786

Com as informações da Assessoria de Imprensa da Eletrobrás Eletronorte

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend