Por Floresta News
Publicado em 23 de julho de 2025 às 07:13H

Moradores de Tucuruí, no sudeste paraense, vivem um clima de expectativa com a proximidade da chegada da nova Usina da Paz do município. A unidade será entregue pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (23)
Localizado no bairro Nova Matinha, o novo equipamento público estadual contará com uma estrutura moderna e acessível, que vai beneficiar diretamente os mais de 96 mil moradores locais. Assim como as demais unidades já entregues, também serão ofertados mais de 70 serviços gratuitos em áreas fundamentais, contribuindo para a transformação social de milhares de famílias nas áreas de saúde, educação, cidadania, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer.
A nova UsiPaz Tucuruí contará com prédios equipados com salas para atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos profissionalizantes e assistência social, além de ginásio poliesportivo, piscina, quadra aberta, salas de dança, bibliotecas, salas de informática, estudos e gastronomia, praça multicultural, teatro, estação de tratamento de esgoto, entre outros espaços.
“A Usina da Paz de Tucuruí chega como um equipamento completo, que vai garantir direitos, acesso a políticas públicas e oportunidades para a juventude e para as famílias da cidade. Estamos muito felizes em entregar mais esse espaço moderno, construído com carinho e atenção para atender a população”, disse a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.
Usinas da Paz – As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Estado para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis do Estado. O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, com a entrega da primeira Usina da Paz, os complexos de cidadania já garantiram mais de 10,1 milhões de atendimentos.
No contexto da segurança pública, as Usinas também contribuem para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas áreas onde estão inseridas, com percentuais que chegam a 90% de queda, indicando eficácia na promoção da segurança pública e na melhoria da qualidade de vida.
(Floresta News)