Por Floresta News
Publicado em 09 de janeiro de 2024 às 13:12H
Fiscalização permanente e orientação aos produtores são oferecidas pelas equipes da Agência nos polos de citrus
Com dois polos cítricos nas regiões Nordeste e Oeste, o Pará vem ganhando mercado internacional devido à qualidade dos produtos. Terceiro em produção de limão e sétimo de laranja, o Pará conta com o trabalho da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará), fundamental para manter as plantações livres de pragas quarentenárias, como o cancro cítrico, a pinta preta e o greening, principais doenças que podem prejudicar a cadeia produtiva.
O município de Capitão Poço, no polo da região Nordeste, é um grande produtor de laranja, com 500 mil toneladas/ano, mantendo aproximadamente 90% de área plantada do Estado. No município também vem crescendo a produção de limão e tangerina, e ganhando mercados em outros estados brasileiros e países da Europa. Hoje, já são considerados os melhores do País.
Atualmente, 800 propriedades em Capitão Poço estão cadastradas na Adepará, que realiza os serviços de inspeção constante para garantir a qualidade das frutas.
Rafael Haber, fiscal agropecuário e gerente de Defesa Vegetal da Adepará, explica que o trabalho vai além da detecção de pragas quarentenárias. “Nós mantemos a vigilância constante por meio dos levantamentos de detecção de campo, educação sanitária e fiscalização do trânsito, para proteger os polos. São muitas famílias que vivem do cultivo nas regiões, e a Adepará vem trabalhando intensamente para manter o status fitossanitária”, ressalta.
(Agência Pará)