Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 26 de March de 2025
Sistema Floresta

Foguete desenvolvido por estudantes de Jacundá sobe mais de 258 metros

Por Floresta News
Publicado em 28 de dezembro de 2023 às 10:13H

Compartilhe:

A 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) destacou talentos provenientes do ensino público do município de Jacundá, situado na região sudeste do Pará. Um grupo de alunos, enfrentando desafios e limitações, obteve êxito ao lançar um foguete que alcançou a notável marca de 258,90 metros. Esse feito resultou na conquista de uma Medalha de Ouro.

O projeto teve origem a partir de um curso de formação voltado para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), em fevereiro de 2022, quando as professoras Maria Edina de Oliveira Silva e Rosélia Lopes Bastos tomaram conhecimento da plataforma “Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)/Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)”. Desse encontro, surgiu o projeto local STEM, com a participação de 15 integrantes.

“Ainda em 2022, todos os integrantes do projeto STEM participaram das duas modalidades: OBA, na prova escrita, e MOBFOG, na construção e lançamento dos foguetes. Ao final do ano, nove integrantes do projeto ingressaram no Ensino Médio e apenas quatro participaram da prova do OBA, sendo que três deles estiveram envolvidos em ambas as modalidades: Alessandra Alves de Jesus, Juan Lucas Brito Silva e Ronaldo Santos de Jesus”, explica a professora Maria Edina.

Os jovens talentos passaram por uma etapa classificatória em maio deste ano, realizando o lançamento de um foguete que atingiu 172 metros de altura. Esse desempenho garantiu a classificação para a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2023, na Fazenda Ribeirão, na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Durante o evento, os estudantes alcançaram o impressionante lançamento de 258,90 metros por centímetro, garantindo-lhes a posição de medalhistas de Ouro na modalidade do nível 4, destinada a alunos em qualquer série/ano do Ensino Médio que utilizam foguete com combustível líquido. “Essa conquista impulsiona a revelação de novos talentos no município de Jacundá”, destaca a professora Rosélia Bastos.

(Fonte: Correio Carajás)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend